segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ano Darwin” é uma boa oportunidade para “fazer cultura científica em Portugal

A comemoração dos 200 anos do nascimento de Darwin e dos 150 da publicação "A origem das espécies" que mostrou ao mundo a teoria da selecção natural é, segundo Mariano Gago, uma boa “oportunidade” para fazer cultura científica em Portugal.A apresentação do “Ano Darwin” aconteceu hoje no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lembrou durante a apresentação que Darwin fez algumas das suas primeiras observações em território português, nomeadamente nos Açores, quando iniciou a sua viagem de exploração do Atlântico Sul a bordo do Beagle.O ministro considerou que está ainda por se “fazer a História de Darwin em Portugal". Concretamente, não existe uma catalogação de todas as publicações em português sobre o célebre naturalista inglês, uma história dos debates que chegaram e se produziram em Portugal, e ainda a história da sua correspondência com portugueses. São tarefas para cuja realização exortou os investigadores e historiadores da ciência como parte de uma actividade consistente para "nos devolver o passado, que não existe feito, tem de se construir". As comemorações do "Ano Darwin" vão ter um programa de iniciativas promovido em parceria pela Agência Ciência Viva e os Laboratórios Associados. Mariano Gago chamou também a atenção para o portal www.Darwin2009.pt, como plataforma universal de informação sobre as múltiplas actividades a decorrer durante o ano no país e no estrangeiro, e sobre material educativo produzido para as escolas a propósito destas celebrações.De entre essas iniciativas, destacou a exposição "A Evolução de Darwin" a inaugurar na sede da Fundação Calouste Gulbenkian a 12 de Fevereiro, e que transitará em Junho para o Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, antevendo-a como "provavelmente a melhor exposição sobre Darwin na Península Ibérica". A intervenção de Mariano Gago antecedeu uma conferência proferida por Michael Ruse, da Universidade da Florida (EUA), considerado um dos mais destacados filósofos da Biologia a nível mundial e autor de uma vasta obra e de numerosos livros, entre os quais "O Mistério de Todos os Mistérios", editado em Portugal."Estará o Darwinismo fora de prazo?" era o título da conferência, e a resposta foi "não", sendo que na sua perspectiva o evolucionismo por selecção natural está tão actual como há 150 anos, apesar de todos os desenvolvimentos científicos entretanto ocorridos, designadamente no domínio na Biologia Molecular. "A teoria da evolução transformou-se, mas é a mesma, e o mesmo está a acontecer com as críticas ao evolucionismo", afirmou."Na actualidade, o que se critica não é evolução em si mesma mas as mudanças de estilo de vida e de perspectiva social a ela associadas, como o feminismo, a interrupção voluntária da gravidez ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo" - comentou. Mas, para este filósofo, nada melhor do que a crítica e o debate de ideias para estimular a Ciência.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ano Internacional de 2009


Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (IYA2009) nós celebramos um evento especial: o primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei – uma invenção que desencadeou 400 anos de incríveis descobertas astronômicas. A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente nossa visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, diz: “O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a chance de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”

O IYA2009 é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional

VISITEM

http://astromozaia2009.weebly.com/index.html

Eclipse Solar em Maputo

No dia 26 de Janeiro do corrente mês, será possível observar o Eclipse Solar Parcial a partir de Maputo entre as 7 e 9:30 horas. Importa salientar que a observaçao será possivel se o Céu estiver limpo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

XII Jornadas de Formação

PARA PROFESSORES DO SISTEMA DE ENSINO MOÇAMBICANO E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Metodologias do Ensino da Educação Musical;
Metodologias do Ensino de Ciências Naturais;
Técnicas de Expressão e Comunicação em Línguas;
Leitura e Escrita no Ensino Primário;
Leitura, Escrita e Biblioteca no Ensino Primário;
Metodologias do Ensino da Educação Visual e Produção de Materiais;
Metodologias do Ensino da Formação Cívica;
Tecnologias de Informação e Comunicação;
Metodologias do Ensino da Matemática - Ensino Primário;
Metodologias do Ensino da Matemática (Iniciação e Aprofundamento);
Administração e Gestão Pré Escolar;
A criança no Jardim Infantil I e II;
Psicologia do Desenvolvimento;
Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Primário;
Iniciação à informática: Conceitos Básicos, Internet e Correio Electrónico;
Informática II - Processamento de Texto;
Informática III - Apresentação em Power Point;
Informática IV - Folha de Cálculo;
Contabilidade e Gestão.


7,14 e 21 de Fevereiro 2009

das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:30