sábado, 3 de outubro de 2009

2º Edição Prémio Drº Pedro Matos

" Ex.mo(a) Sr(a). O Instituto Politécnico de Leiria vem por este meio divulgar a abertura da 2ª edição do Prémio Doutor Pedro Matos, cujo objectivo principal é fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

Podem candidatar-se ao Prémio estudantes do ensino secundário, individualmente ou em grupo (com o máximo de 3 estudantes). Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário, ao qual caberá o papel de orientador.

O Prémio Doutor Pedro Matos distingue os três melhores trabalhos originais na área da Matemática; nesta 2ª edição, o tema é a Geometria. Todas as informações relativas à execução do trabalho e posterior candidatura encontram-se descritas na página Web do prémio: http://www.premiopedromatos.ipleiria.pt/.

De salientar que para concorrer é obrigatório o preenchimento de uma pré-inscrição on-line até ao dia 31 de Março de 2010 e que a entrega dos trabalhos deverá ser feita até 14 de Maio de 2010. Tendo em conta os objectivos descritos e ainda o interesse e benefício que os alunos poderão ter com os prémios atribuídos, solicitamos que divulgue o conteúdo desta mensagem a possíveis interessados".
Os interessados podem consultar o Regulamento Aqui.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Acordo Geral de Paz

Comemora-se a 4 de Outubro de 2009 a passagem do 17º aniversário do Acordo Geral de Paz ( AGP ), entre a FRELIMO e a RENAMO, mediados pelos italianos da Comunidade de Santo Egídio, que pôs fim à Guerra Civil, que assolou Moçambique durante 16 anos.
A Biblioteca Escolar José Craveirinha quis associar-se a este dia, promovendo uma actividade sobre a PAZ, em que os alunos de vários níveis de ensino foram convidados a escrever pensamentos seus sobre o que é para eles a PAZ e a expô-los em pombas recortadas em papel que, em mobiles, caiem do tecto da BE.

Esta exposição de “pombas” está patente na Biblioteca para quem a quiser visitar e, ao mesmo tempo, parar e, também, pensar sobre este tema, que nos é tão caro e anda tão mal tratado no Mundo.

O Coordenador da BE

Jorge Pereira