Dia 25 de Junho comemorou-se os 32 anos da independência de Moçambique. Parabéns Moçambique.
No entanto, deixo-vos aqui uns videos sobre o Moçambique colonial. A reflectir...
Moçambique 1964 - 1974 - 1ºParte
Moçambique 1964 - 1974 - 2ºParte
Moçambique 1964 - 1974 - 3ºParte
quarta-feira, 27 de junho de 2007
Moçambique 1964 - 1974
Publicado por
Alexandre Areias
às
22:32
1 comentários
Balanço do ano lectivo
Depois da reunião entre a direcção e os professores, em que foi feito o balanço do ano lectivo, concluo que a grande preocupação do corpo docente é o programa escola plus e o programa JPM.
Sendo assim, está tudo bem…estamos no bom caminho.
Afinal não me enganei sobre o poder de intervenção dos professores.
Publicado por
Alexandre Areias
às
22:17
0
comentários
terça-feira, 26 de junho de 2007
Combate à info - exclusão
Como é do conhecimento geral, a EPM-CELP tem realizado um esforço notável no sentido de combater a info-exclusão, quer a nível da capacitação das instalações, quer a nível da formação e apetrechamento do seu pessoal, docente e não docente.
Consciente da importância das novas tecnologias da informação para o desenvolvimento da sociedade em geral e, mais especificamente, para a vida de qualquer instituição, sobretudo se tem como objectivo primeiro preparar cidadãos activos e informados, a nossa Escola tem vindo a desenvolver uma acção determinante, nas mais diversas vertentes, sempre com vista à eficácia das práticas educativas e, em última instância, ao sucesso escolar, e de vida, dos nossos alunos.
Assim, a EPM-CELP, que procura sempre estar na senda das novas tendências da escola actual, é já um local altamente apetrechado, quer a nível dos espaços de aula, quer a nível de locais de trabalho individual ou de grupo extra-aula. Para além das quatro salas de informática, complementadas com mais três existentes na biblioteca e outras três especialmente vocacionadas para o uso dos professores e para a formação promovida pelo Centro de formação da EPM-CELP, a Escola possui já dois smartboards e, em cada sala, um projector de vídeo. O ensino assistido por computador e a utilização de e-books na sala de aula quer-se uma realidade na Escola Portuguesa.
E porque a aula é apenas a face visível de um processo moroso e de preparação que decorre fora dela, a EPM-CELP sempre se tem preocupado em manter o seu pessoal informado e capaz de maximizar os recursos de que dispõe, dotando-o, por um lado, dos meios necessários e, por outro lado, facultando-lhe formação, que tem decorrido em várias fases sucessivas.
Foi nesse sentido que, depois do sucesso das duas primeiras levas (a última entrega decorreu em Maio), se iniciou agora o processo de candidatura à segunda linha de atribuição de computadores portáteis, cujo pagamento inicial é adiantado pela Escola para ser depois amortizado, posteriormente e de forma parcelar, pelos beneficiários que podem, deste modo, adquirir o seu próprio instrumento de trabalho sem encargos excessivos.
A vertente da formação não foi também descurada. Depois do curso de Outubro e Novembro destinado a 24 auxiliares de acção educativa e da acção sobre a plataforma Moodle que decorreu em Maio para dezenas de professores, encontra-se agora a decorrer, a formação sobre informática em geral, dirigida a todos aqueles que, situando-se numa fase inicial, intermédia ou mais avançada no domínio do computador, quisessem continuar a aprender mais e a aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria tão importante.
Publicado por
Alexandre Areias
às
09:34
0
comentários
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Assinalando a sua presença pela EPM - CELP.
Publicado por
Alexandre Areias
às
19:08
5
comentários
quarta-feira, 13 de junho de 2007
MaisMat, MiniMat - EPM - CELP
Publicado por
Alexandre Areias
às
19:48
0
comentários
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Programa de Acesso às Tecnologias de Informação e Competitividade.
"O Primeiro-Ministro anunciou o lançamento de um programa de acesso às tecnologias da informação dirigido a estudantes, professores e trabalhadores em formação, no debate mensal na Assembleia da República, em 31 de Maio. José Sócrates disse que se trata de «um dos programas mais ambiciosos do Plano Tecnológico», que visa «garantir a mais de meio milhão de portugueses (...) o acesso a um computador» e «à Internet de banda larga, com preços significativamente reduzidos». (...)" (extraído do Portal do Governo)
Para saber mais, por favor consulte a Página de Intervenções do PM, no Portal do Governo.
Publicado por
Alexandre Areias
às
13:48
1 comentários
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Blog...
Não pode ser! Qual será a explicação para tal indiferença? Não posso aceitar respostas do género, não sei, não me interessa, não tenho tempo, a Internet é lenta. Será que é um fenómeno de iliteracia informática? Então, onde está a capacidade de aprender e de adaptação a esta sociedade de informação? Onde está o vosso poder intervenção? No escola Plus? No JPM?
O engraçado deste texto é que penso que ninguém vai lê-lo, apesar de haver na sala de professores um computador cuja homepage é o blog. Se estiver enganado provem-no escrevendo um comentário.
Ops…chegou a hora! Vou fazer o jantar!
Publicado por
Alexandre Areias
às
19:30
14
comentários