sábado, 21 de fevereiro de 2009
Como decorreu a acção de formação em TIC ?
Publicado por
Vieira Muianga
às
15:04
1 comentários
A minha formação
Publicado por
Marcela Zacarias
às
15:02
0
comentários
Refletindo sobre o decurso da acção de Formação
Esta acção decorreu num ambiente acolhedor, com um professor brilhante, isto é tem domínio dos conhecimentos de que lecciona, usou métodos adequados à disciplina,para completar a receita é motivado.Como diriam os que conhecem a fórmula do sucesso( conhecimento, habilidade e interesse), são aspectos notórios no Docente.
Quanto aos colegas foram bem comportados, objectivos, pois sabiam colocar as sua dúvidas na hora certa,porém por sermos pouco inexperientes na área da TIC provavelmente talvez tenhamos sido menos curiosos.
A maior das frustrações vem me daquele ditado que diz " Saber pouco é veneno". Por quê? Descobri o maravilhoso mundo da TIC,mas o tempo não permitiu uma maior exploração,porém isto nada tira competência nem mérito ao professor a questão ta relacionada ao tempo que lhe foi concedido para nos transmitir a sua experiência.
Apoiando me da célere frase do Sócrates" Sei que nada sei",espero que este seja o primeiro passo para um grande salto para aprofundar os conhecimentos adquiridos.
O meu obrigado à instituição, ao docente e ao novos colegas e todos que permitiram a minha presença nesta instituição. Estamos juntos!
Publicado por
Aurelio Parruque
às
15:01
0
comentários
Formação tic´s 2009
Publicado por
bandeja de sal
às
15:01
0
comentários
Criar um filme em movie maker
Publicado por
Alexandre Areias
às
14:18
0
comentários
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Espaços online
Publicado por
Alexandre Areias
às
15:53
0
comentários
Escola Primaria de Malhangalene

No inicio esta escola leccionava apenas de primeira a quinta classes. Actualmente a escola lecciona EP1 EP2, ou seja de primeira a sétima classes. À semelhança das outras escolas primarias esta escola teve um aproveitamento pedagógico negativo na sétima classe, no ano passado, pois muitos alunos tiveram negativas na disciplina de Matemática.
Publicado por
Vieira Muianga
às
11:29
2
comentários
A Educaçao em Moçambique

Publicado por
Marcela Zacarias
às
11:18
2
comentários
O novo horário da 1ª e 2ª classe em Moçambique

Publicado por
Aurelio Parruque
às
10:57
0
comentários
Uma brincadeira, uma aprendizagem

Publicado por
bandeja de sal
às
10:47
1 comentários
O novo amigo da Internet
Publicado por
Aurelio Parruque
às
10:23
0
comentários
Em grande no mundo global...
Publicado por
bandeja de sal
às
09:55
0
comentários
Aprender, aprender sempre
Publicado por
Marcela Zacarias
às
09:55
0
comentários
Vieira Muianga na primeira pessoa
Na escola onde lecciono nos últimos 3 anos trabalhei com a disciplina de inglês.
Desde o dia 7 de Fevereiro do ano em curso estou a frequentar o curso de Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Portuguesa localizada na cidade de Maputo.
Publicado por
Vieira Muianga
às
09:55
1 comentários
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Gala Jovem 2009
A comissão de finalistas de 2008/2009 vem por este meio convidar toda a comunidade educativa da EPM-CELP para a GALA JOVEM 2009 - "Amores de Verão" - que se irá realizar no dia 21 de Fevereiro (sábado) a partir das 19h30.
Vai haver muita dança, música, desfiles, moda e muito mais. Apenas 200 cocos por entrada ou 300 o casal.
Vem deleitar-te na nossa Moda de Verão!
Comissão de finalistas 2008/2009
Publicado por
Rodrigo Borges
às
11:23
0
comentários
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
“QUEM CONTA UM CONTO... ACRESCENTA UMA PÁGINA.”
Para tal, os alunos devem dirigir-se à BEJC, a partir do dia 19 de Janeiro, e solicitar os cadernos( um para cada ciclo) disponíveis para o efeito. Cada aluno escreverá uma página, dando continuidade à história até à sua conclusão. Esta coincidirá com o final do segundo período ou com a utilização das últimas páginas de cada caderno.
Publicado por
Alexandre Areias
às
16:36
0
comentários
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
3 de Fevereiro - Dia dos Heróis Moçambicanos

Mas como qualquer comemoração se reporta a um acontecimento concreto, este é o 3 de Fevereiro de 1969, dia do assassinato (através de uma encomenda-bomba) do Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, em Dar-es-Salaam, capital da Tanzânia. E contam-se já 40 anos desde esse fatídico dia.
Eduardo Mondlane nasceu a 20 de Junho de 1920 em Manjacaze, província de Gaza. Oriundo de uma modesta família, sem tradição académica, contou a ajuda de uma instituição religiosa suíça para singrar nos estudos, primeiro em Moçambique, depois na África do Sul e, por fim, nos Estados Unidos da América (depois de uma curta passagem por Portugal). Licenciou-se e, posteriormente, doutorou-se em Sociologia. Foi professor universitário de História e Sociologia e trabalhou para as Nações Unidas.
Atendendo às suas habilitações literárias, podia muito bem ter exercido a sua actividade profissional num dos dois países onde estudou fora de portas, já que tanto na África do Sul como nos E.U.A. havia uma segregação racial relativamente à população negra, com particular incidência para o país africano. Contudo, uma situação ainda mais injusta se vivia na sua pátria, a colonização feita por Portugal.
Depois do fim da II Grande Guerra, viveram-se os tempos da descolonização e quase todas as potências colonizadoras sentiram que tinha chegado o fim dos Impérios. Só Portugal continuou tenazmente a defender os seus territórios ultramarinos, dos quais fazia parte Moçambique.
Regressado a África, Eduardo Mondlane, apoiado nos seus conhecimentos e numa muito particular liderança, feita mais de razão que de força, consegue unir os três movimentos de libertação que moçambicanos nacionalistas tinham formado fora de Moçambique, formando um só movimento, a Frente de Libertação de Moçambique – FRELIMO, a 25 de Junho de 1962, na Tanzânia, de que foi o seu primeiro presidente, permanecendo nessa função até à sua morte. A partir da Tanzânia, a FRELIMO vai-se estruturando e alinhavando a estratégia para acabar com a colonização portuguesa.
O Doutor Eduardo Mondlane não teve a oportunidade de assistir a esse acontecimento. Contudo, pode ser considerado o founding father * da Nação Moçambicana, mesmo antes de ela vir a ser constituída. O seu livro, “Lutar por Moçambique”, foi só um dos seus legados.

* Pai fundador
O Grupo Disciplinar de História
Publicado por
Nuno Domingues
às
09:42
4
comentários