Como é do conhecimento geral, a EPM-CELP tem realizado um esforço notável no sentido de combater a info-exclusão, quer a nível da capacitação das instalações, quer a nível da formação e apetrechamento do seu pessoal, docente e não docente.
Consciente da importância das novas tecnologias da informação para o desenvolvimento da sociedade em geral e, mais especificamente, para a vida de qualquer instituição, sobretudo se tem como objectivo primeiro preparar cidadãos activos e informados, a nossa Escola tem vindo a desenvolver uma acção determinante, nas mais diversas vertentes, sempre com vista à eficácia das práticas educativas e, em última instância, ao sucesso escolar, e de vida, dos nossos alunos.
Assim, a EPM-CELP, que procura sempre estar na senda das novas tendências da escola actual, é já um local altamente apetrechado, quer a nível dos espaços de aula, quer a nível de locais de trabalho individual ou de grupo extra-aula. Para além das quatro salas de informática, complementadas com mais três existentes na biblioteca e outras três especialmente vocacionadas para o uso dos professores e para a formação promovida pelo Centro de formação da EPM-CELP, a Escola possui já dois smartboards e, em cada sala, um projector de vídeo. O ensino assistido por computador e a utilização de e-books na sala de aula quer-se uma realidade na Escola Portuguesa.
E porque a aula é apenas a face visível de um processo moroso e de preparação que decorre fora dela, a EPM-CELP sempre se tem preocupado em manter o seu pessoal informado e capaz de maximizar os recursos de que dispõe, dotando-o, por um lado, dos meios necessários e, por outro lado, facultando-lhe formação, que tem decorrido em várias fases sucessivas.
Foi nesse sentido que, depois do sucesso das duas primeiras levas (a última entrega decorreu em Maio), se iniciou agora o processo de candidatura à segunda linha de atribuição de computadores portáteis, cujo pagamento inicial é adiantado pela Escola para ser depois amortizado, posteriormente e de forma parcelar, pelos beneficiários que podem, deste modo, adquirir o seu próprio instrumento de trabalho sem encargos excessivos.
A vertente da formação não foi também descurada. Depois do curso de Outubro e Novembro destinado a 24 auxiliares de acção educativa e da acção sobre a plataforma Moodle que decorreu em Maio para dezenas de professores, encontra-se agora a decorrer, a formação sobre informática em geral, dirigida a todos aqueles que, situando-se numa fase inicial, intermédia ou mais avançada no domínio do computador, quisessem continuar a aprender mais e a aprofundar os seus conhecimentos nesta matéria tão importante.
Eugénia Marques.
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