quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Programa de parceria entre a UEM e VLIR-UOS

Entre os dias 28 e 31 de Agosto, decorreram nas instalações da EPM-CELP, diversas sessões de trabalho, relativas a um programa de parceria entre a universidade mais antiga e mais prestigiada de Moçambique - Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Flemish Interuniversity Council - University Development Cooperation, cujo tema central foi Saúde Reprodutiva e HIV/SIDA, engloblando os seguintes itens:
  • Direitos Humanos
  • Direito Social e Protecção Social
  • Género, Saúde e Assuntos de Família
  • Maternidade Segura
  • HIV/SIDA & ITS
  • Bio-Estatística e Modelação
  • Capacitação Institucional
Eis algumas fotos do referido evento:

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Curso de Formação - Supervisão Escolar das Escolas Profissionais

Com o apoio da EPM-CELP, decorreu, nas suas instalações, de 13 a 17 de Agosto de 2007, um curso de formação destinado a supervisores das Escolas Profissionais de Moçambique.
A partir da análise do quadro legal, normativo e institucional destas escolas e tendo em conta a sua especificidade, os supervisores elaboraram diferentes grelhas de supervisão escolar.


Na cerimónia de abertura do curso esteve presente a Drª Dina Trigo Mira, e o Director Nacional Adjunto da Educação Técnico-Profissional e Vocacional, Dr. Abubacar Omar Ibraímo e a cerimónia de encerramento contará com a presença do Director Nacional, Engenheiro Gilberto Antero Botas.



O formador deste curso foi o Engenheiro José Mingocho de Abreu, Coordenador da Unidade Técnica de Apoio ao programa das Escolas Profissionais de Moçambique (UTA/PEP).


domingo, 12 de agosto de 2007

Novo Projecto - Geomática

O trabalho desenvolvido nas aulas de matemática acerca dos temas geométricos enfrenta alguns obstáculos. Um deles é a dificuldade que se observa nos estudantes, para que compreendam os enunciados dos teoremas e das propriedades dos objectos geométricos, o seu significado ou a sua demonstração.
Através deste blog,http://www.geomat-moz.blogspot.com/ pretendo enfrentar os estudantes com determinadas questões geométricas que vão aparecendo ao longo do programa de forma para que possam ter uma visão mais completa de qual o seu significado, visualizando distintas posições de figuras e movimentando objectos para que aproximem de alguma maneira à sua demonstração.
Pretende-se também, que o aluno consiga manusear correctamente os softwares Cabri - Géometre II Plus e Geogebra para construir as suas próprias figuras, appltes e sentir-se mais próximo da geometria.
Este projecto irá ser elaborado nas aulas do Laboratório de Matemática.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Testando a introdução de iframes em blogs...



Este é um pequeno teste para um projecto que pretendo por em prática para o próximo ano lectivo. A criação de applets sobre geometria. Através do projecto etwinning pretendo estabelecer uma parceria com uma escola europeia para o desenvolver. Por enquanto, não passa de uma ideia.
Agradeço ao Manel a paciência que teve comigo esta manhã.