terça-feira, 11 de março de 2008

O Jogo e a Matemática

Os jogos têm sido, desde sempre, uma fonte de prazer, interesse e fascinação, atravessando culturas e povos.


O interesse pelo jogo é transversal a todas as idades e constitui um tema em que se conjuga facilmente o interesse de amadores e profissionais, de cidadãos vulgares e eminentes matemáticos.


Para além do entretenimento, os jogos apresentam um grande potencial cultural, pedagógico e didáctico, criando, acima de tudo, motivação para o pensamento e para a investigação matemática.


Citando o Currículo Nacional do Ensino Básico (Competências Específicas – Matemática):.

"O jogo é um tipo de actividade que alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de uma forma lúdica muito rica. Os jogos de equipa podem ainda favorecer o trabalho cooperativo. A prática de jogos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Há jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles..


Com esta iniciativa pretendi:

· Dinamizar actividades relevantes para o ensino e aprendizagem da matemática.

· Aprofundar o conhecimento das relações entre os jogos e a matemática.

· Contribuir para o reconhecimento da presença sistemática da matemática na sociedade.

· Promover a imagem social da matemática.

· Sensibilizar os professores para a utilização do jogo como uma experiência de aprendizagem significativa para os alunos, na sala de aula e na escola..

· Exemplificar a relevância pedagógica e didáctica do jogo.

Quero felicitar a todos os alunos envolvidos na criação, apresentação dos jogos matemáticos e que joguem bastante nas férias que se avizinham, pois no terceiro período vamos realizar um campeonato de jogos matemáticos.



Trabalhos do 7º B





Trabalhos do 7ºC





Trabalhos do 7ºA

12 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião os jogos matemáticos são importantes, pois assim qualquer pessoa pode aprender matemática de uma forma divertida.
Acho que este trabalho foi significativo, pois deste modo aprendemos a cooperar uns com os outros e aprendemos jogos que nos obrigam a ter estratégia e a pensar, assim sendo ganhamos capacidades e desenvolvemos o nosso raciocínio para melhorarmos a matemática.
Ass: Ana Alice 7ºC

Anónimo disse...

eu acho que os jogos sao muito fixes e vale a pena jogar,mas,requere muita consentracao e pratica,porque se fizermos uma decizao no jogo,temos de saber quais seram as consequencias.Mas no geral,vale a pena.Eu acho que foi uma boa experiencia porque descobrirmos que ate nos jogos ha matematica

tatiana 7C

Anónimo disse...

A matemática é muito importante para a vida das pessoas,assim sendo acho que este tipo de jogo é muito importante.Para além de aprendermos mais matemática, desenvolvemos o nosso raciocínio.Este trabalho ajudou-me a perceber que a matemática até pode ser divertida,gostei de aprender estes jogos e principalmente de trabalhar em grupo apesar de o meu grupo não ter trabalhado em conjunto pois não funcionou.Os trabalhos estavam todos bem organizados e principalmente bem elaborados.

Ass: Patrícia Santos 7ºC

Anónimo disse...

com os jogos matematicos eu desenvolvi a minha capacidade de pensar , as minhas estrategias e ja sei jogar alguns jogos matematicos. o meu trabalho foi sobre o hex que calculo que seja o mais facil . os jogos sao todos divertidos . adorei esta esperiencia... jade santos

Anónimo disse...

Eu acho que os jogos ajudam as pessoas a aprenderem a matemática de uma forma divertida,os jogos fazem com que as pessoas desenvolvam a mente.Para mim é muito mais facíl aprender matemática com os jogos.Acho que foi bom aprender o Ourí com o meu grupo ,e outros jogos com os outros colegas como o Amazonas,o Hex , Pontos e Quadrados e os Peões. Anaïs 7ºC .

Anónimo disse...

o trabalho foi lindo vamos aprender a ser melhores matematicos o meu jogo foi bem organizado como s dos otros parabens
guilheme 7c

Anónimo disse...

Na minha opinião, os trabalhos estão muito bem apresentados. Estes trabalhos, além de serem a prova de que a jogar também desenvolvemos o nosso raciocínio, prova, também, que a Matemática é divertida. Com estes jogos desenvolvemos a Matemática em cada um de nós.
Jéssica 7ºC

Anónimo disse...

eu gostei da maneira que apresentarao o jogo ouri.
tinha boas imagens e boas explicacoens.
mas se calhar eu gostei porque tambem gosto desse jogo.

Anónimo disse...

Para mim os jogos matemáticos são importantes pois nos ajudam a jogar como também a aprender mais matemática... eu aprendi a jogar: poliedros, ouri, entre outros.
este trabalho acho que foi uma boa iniciativa do professor para nos ajudar e nos distrairmos um bocado

André Peres
7º B

Anónimo disse...

nós adoramos este projecto porque nos aprendemos novos jogos e è uma forma de aprender matematica de uma forma divertida.

Anónimo disse...

gostei muito dos jogos e mais força parra voces e mais jogos

Anónimo disse...

os jogos de matematica sao muito importantes para os alunos com dificuldades para resolver