sexta-feira, 4 de abril de 2008

"Que viva o 7 de Abril!"


Na próxima segunda-feira, dia 7 de Abril de 2008, Moçambique recorda, mais uma vez, o dia da morte da Josina Machel, combatente de luta de libertação nacional ocorrida em 1971. O país fá-lo com dor e lágrimas nos olhos e fá-lo igualmente com júbilo e sorriso nos lábios. Lágrimas e dor pela perda física de uma das suas filhas mais queridas. Júbilo e sorriso por acreditar que esta morte, resultante da luta abnegada pela libertação da mulher e da terra e dos homens em geral, continua a constituir fonte de inspiração da vida da mulher moçambicana. Foi esta convicção que fez com que o Povo Moçambicano transformasse esta data no dia da Mulher Moçambicana.
Ciente de que a sua luta é parte integrante da luta da Mulher do Mundo inteiro, a Mulher Moçambicana busca solidariedade na mulher portuguesa, na mulher são-tomense, na mulher brasileira, na mulher búlgara, na mulher mexicana, na mulher muçulmana, na mulher cristã, na mulher animista, enfim, na Mulher e apenas na Mulher.
Esta visão da Mulher Moçambicana faz com que a Área Disciplinar de História acredite que tu, mulher em serviço na Escola Portuguesa de Moçambique - EPM-CELP, também estás integrada nesta luta que a mulher moçambicana trava pela sua emancipação e pela emancipação da Mulher do Mundo inteiro.
No dia-a-dia vemos-te na direcção da Escola, a diferentes níveis, planificando a vida da instituição e procurando as metodologias mais correctas para levares este barco de solidariedade para com os povos, que é esta Escola Portuguesa, a bom porto.
Na sala de aula encontramos-te “moldando”, paciente e decididamente, o Homem do amanhã, qual artista, qual artesã.
Quando te procuram no posto Médico, aí te encontram e com a tua prescrição e a tua palavra amiga aumentas em todos nós a esperança de uma saúde secular.
Na Secretaria, na Reprografia, na Papelaria, no Centro de Recursos e na Biblioteca também te encontramos, sempre e sempre sorridente e disposta a satisfazer os pedidos de todos quantos solicitam os serviços destes locais de trabalho.
Finalmente, encontramos-te nos corredores, na cantina e em cada pedaço desta Escola, estendendo a tua mão amiga para cada criança que tropeça, apaziguando as crianças que brigam, típico desta idade, cuidando do alimento dos mais pequenos, levando ao caixote de lixo os papéis perdidos, recusando que a poeira se apodere de cada espaço e móvel desta casa, enfim, tornando a Escola num espaço agradável e, por isso, atractivo.

Por tudo isso, queremos dizer: Mulher em serviço na EPM-CELP: continua neste ritmo, pois estás no caminho certo. Sentimo-nos orgulhosos de ti!

Por tudo isso, queremos dizer:

Bem haja o 7 de Abril!
Bem haja a Mulher em Serviço na EPM-CELP!
Bem haja a Mulher Moçambicana!
Bem haja a Mulher de todo o Mundo!


A Área Disciplinar de História

4 comentários:

Anónimo disse...

Viva o dia da mulher Moçambicana.

Anónimo disse...

Todos nos orgulhamos da Mulher que canta a música que embala o mundo! A mulher que dá a mão ao homem que hoje dá a cara e diz...Feliz dia, Mulher Moçambicana!

Anónimo disse...

Parabéns à mulher moçambicana e ao grupo de História que tão lindas palavras escreveu!!

Anónimo disse...

Bonito texto e bonito blog...
saudades dessa escola e o que tenho. Aprendi ai muita coisa e de muita coisa tenho saudades.
Beijinhos para todos voces, todos sim, sem excepcao. Posso ter memoria fraca mas de todos me lembro, beijinhos aos alunos que naquela altura estavam no 4o ano a caminharem para o 5o, beijinhos para todos os funcionarios / trabalhadores que me ajudaram bastante, beiinhos para a direccao (naquela altura comandada pela Dra. Albina dos Santos Silva) e claro, por todos os professores que me deram a mao, uma, duas e ate mesmo tres palavras amigas de amizade, um obrigado a todos voces que me aturaram, ve viram crescer ora nas aulas ora com a Associacao de Estudantes (da quel presidi). A todos mas a todos mesmo um beijinho mesmo de eternas saudades!!!
E... a nova direccao desejo toda a forca deste Mundo para continuarem com essa escola. Boa sorte!!


Desta sempre a disposicao
Iris Susana Bastos Cruz
(arco_susy@hotmail.com)