terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ano Internacional de 2009


Com o Ano Internacional da Astronomia 2009 (IYA2009) nós celebramos um evento especial: o primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei – uma invenção que desencadeou 400 anos de incríveis descobertas astronômicas. A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente nossa visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, diz: “O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a chance de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”

O IYA2009 é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional

VISITEM

http://astromozaia2009.weebly.com/index.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Circulos de Interesse da Astronomia da Liga dos Escuteiros de Moçambique - LEMO (scout@zebra.uem.mz; http://sites.google.com/sites/scoutmoz/Home/) em Maputo, Tete, Beira, Cuamba, Lichinga e na Ilha do Ibo pretendem participar no programa previsto pelo Ano Internacional da Astronómia seguindo os exemplos da Africa, Europa e Asia. A Organização Mundial do Movimento dos Escuteiros já aprovou o programa. O nosso programa prevé ganhar as aptidões "Eu sou Galileu", observar a Lua, Venus e outras planetas do sistema solar com lunetas simples e em colaboração com o IN da Meteorologia. Podia ser para nos um grande privilégio se a EPM podia aceitar uma colaboração connosco celebrando o AIA e pesquisando o património cientifico de um grande cientista Galileu. A celebração do AIA, 400 anos das pesquisas cientificas para provar a teoria do Nicolau Copernico e comemoração de 200 anos de nascimento do Charles Darwin constituem excelente oportunidade para fazer cultura cientifica em Moçambique.
Cumprimentos. Leonardo, Escuteiro Chefe Nacional da LEMO