quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto do Pré-Escolar “DespertARTE”

No âmbito do Projeto do Pré-Escolar “DespertARTE”, da Escola Portuguesa de Moçambique e do Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar, foram trabalhados alguns compositores de música clássica. Mas, foi Beethoven, com a sua composição “Fur Elise” que nos inspirou e fez nascer este projeto. Depois da audição da referida peça musical foi lançado um desfio à turma, o de tentarem inventar uma história, respeitando a estrutura e caráter expressivo da música. O desafio foi aceite e assim nasceu a história, Karingana wa karingana[1] “O Gato”.




O projeto contou com a participação de todas as crianças do grupo “Os Andorinhas”, através da construção do cenário, representativo da Marginal da cidade de Maputo com as suas bonitas Acácias em flor, da modelagem, com plasticina, dos personagens da história e da sua narração, e com o apoio técnico da Equipa responsável pela dinamização do Plano Tecnológico da Educação na EPM-CELP, surgindo, como trabalho final, o vídeo da história “O Gato”.

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Olá,
Sou professora de música em Faro, Portugal. Acabei de ver e ouvir a vossa história e gostei muitíssimo! Estão todos de parabéns: vocês, pequenos artistas e os vossos educadores que pelo trabalho percebe-se que são muito especiais. Bem haja!

Unknown disse...

Sou educadora de infãncia há 34 anos. presentemente pertenço ao Ministério de Educação de Portugal. Nasci aí na antiga Lourenço Marques, onde vivi até aos meus 16 anos. depois regressei a Portugal, obedeçendo às ordens dos meus progenitores. No entanto o meu país de origem ficou no meu coração. Presentemente gostava de ir para essa escola trabalhar. tenho o curso superior de Educadora de Infância e a licenciatura em Educação Especial. Será que terei algumas hipóteses?
Adoro o meu país onde vi os primeiros raios de sol...
Atentamente,
Graça Maria Vela Duarte Barroco, nascida aí em Maputo no dia 28 de junho de 1960.