quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Informática Educativa (Moodle)

Percebermos que computador não é uma varinha de condão capaz de efectuar mágicas , mas sim, uma ferramenta que pode agilizar e/ou facilitar nosso trabalho, tanto no campo administrativo, como no campo pedagógico. O primeiro passo para a desmistificação da relação professor e tecnologias de informação é a comunicação.
O segundo passo seria, planeamento, inovação e desenvolvimento da instituição escolar que só serão obtidos através da construção COLETIVA do projecto político pedagógico, através da aproximação do corpo docente ao administrativo, através do envolvimento de toda a comunidade escolar.
Pesquisas mostram que as escolas que obtiveram sucesso com o uso das TIC’s valorizam a importância do trabalho colectivo, que só acontece se houver na escola ESPAÇO para que essas interacções colectivas ocorram.
A compreensão de que o uso da ferramenta moodle pode auxiliar e muito na construção e/ou redireccionamento do Projecto Político Pedagógico, seja na obtenção de troca de informações, seja na facilidade de pesquisas via Internet, seja como ferramenta pedagógica para fazer o aluno a “aprender a aprender”, onde educador / educando fazem com que as informações disponíveis na máquina adquiram significados estruturados e por consequência resultem em aprendizagem.
Afinal, diante da sedução que as tecnologias exercem sobre nossos alunos.
Nós professores, não podemos nos dar ao luxo de desconhecermos todas as possibilidades que o uso das TIC’s podem nos oferecer: Fóruns, BLOGS, construção e hospedagem gratuitas de SITES , enfim Moodle. É necessário que o professor se proponha a aprender a usar as TIC’s (criação e uso de e-mails, pesquisa na Internet, Hot Potatoes, Moodle), e principalmente cabe ao professor aprender reflexivamente sobre o uso das novas tecnologias, percebendo-as como, ferramentas que facilitam a construção do projecto político pedagógico.

Como último passo, é essencial que o, professor conheça, valorize e invista na modalidade de Ensino à Distância, quebrando o paradigma de que se trata de um aprender mecânico, sem calor humano, sem debates...mas, percebendo que se trata, sim, de uma forma de aprender condizente com o nosso tempo, que hoje é cada vez mais escasso, e sendo assim, torna-se importante que saibamos organiza-lo, bem como que, propiciemos também esta aprendizagem (organização do tempo) aos nossos alunos.

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