quarta-feira, 21 de novembro de 2007

VIII Aniversário da EPM-CELP



No dia 23 de Novembro celebrar-se-á o 8º aniversário da fundação da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, uma instituição educativa portuguesa sedeada em Maputo e que actualmente conta com cerca de 1300 alunos oriundos de 24 nacionalidades.
A comemoração da efeméride aberta, a toda a comunidade educativa, será composta por dois momentos distintos:

No período da manhã, haverá uma Sessão Solene que será presidida pela Dr.ª Albina Santos Silva e que contará com altos representantes da Educação e das Artes da República de Moçambique (Educação) e da República da África do Sul (Educação e Artes). Será proferida uma Oração de Sapiência proferida pelo Dr. Nélson Saúte, além das intervenções institucionais. Esta Cerimónia contará ainda com a entrega de distinções a Alunos, Professores e Funcionários, Bolsas de Mérito aos alunos, dos diplomas de dedicação a Professores e Funcionários, que pelo seu desempenho pedagógico e profissional, serão distinguidos, o Prémio Miguel Torga e o Prémio Baltasar Rebelo de Sousa. Estes momentos serão intervalados por intervenções musicais, realizadas por alunos e professores. Será ainda descerrado um tríptico de azulejaria portuguesa, o qual pretende invocar a Literatura de Mundo Lusófono, da autoria do Comendador Gilberto Leal.

No período da tarde decorrerá uma Festa ao Ar Livre onde além do já tradicional Magusto de S. Martinho, acontecerão vários momentos lúdicos, como sejam um espectáculo musical e a entrega dos prémios das Olimpíadas de Português e dos Campeonatos de Matemática, realizados ao longo do ano lectivo 2006/2007.

Paralelamente às actividades descritas, decorrerão diversas exposições: de pintura, da autoria dos artistas plásticos Luís Cardoso e João Magude, de escultura, da autoria dos artistas Mulungo e Mboa, de fotografia, do fotografo António Silva e de Azulejaria, da autoria do Comendador Gilberto Leal e ainda um Workshop de Azulejo, dinamizado por artistas moçambicanos e sul-africanos.

Sem comentários: