quinta-feira, 31 de julho de 2008

Matemática: Português eleito para secretário-geral da ICMI

Jaime Carvalho e Silva, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi eleito para o cargo de Secretário-Geral da Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI), a maior associação mundial dedicada ao ensino da disciplina.

Jaime Carvalho e Silva é o primeiro português a ocupar o cargo.A eleição, em que votaram representantes dos professores de matemática a nível mundial, decorreu quarta-feira em Monterrey, no México.

O professor português faz parte da Comissão Executiva da ICMI, é coordenador da Subcomissão da ICMI Portugal e investigador de Análise e História e Metodologia da Matemática do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC).

Jaime Carvalho e Silva venceu em 2005 o prémio José Sebastião e Silva, pelo livro «Matemática 7» e já tinha recebido uma menção honrosa do mesmo prémio, em 2000, pelo livro «Matemática 8».
A ICMI foi estabelecida pela primeira vez no Congresso Internacional de Matemáticos de Roma em 1908, sob sugestão do matemático e historiador da matemática David Eugene Smith.

(Professor Jaime Carvalho e Silva convivendo com professores de matemática da EPM-CELP após conclusão da formação em calculadoras gráficas e sensores.)
Para os que estiverem interessados, o professor Jaime Carvalho e Silva tem uma disciplina aberta a todos os visitantes no moodle da EPM-CELP sobre calculadoras gráficas e sensores. É uma honra para a EPM-CELP ter como nosso colaborante o secretário geral da ICMI. Parabéns, e muito sucesso no exercício do novo cargo.

Sem comentários: