sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Astronomia e as Ciências Espaciais

Ano Internacional de Astronomia 2009 (AIA2009)

Por causa do lançamento do primeiro Saitélite Artfificial (Sputnik 1 – Vide a Figura 1) pela Russia no dia 4 de Outubro de 1957, as Nações Unidas Declarou em 1999 que 4 a 10 Outubro deverá ser considerado Semana Mundial de Espaço (http://www.worldspaceweek.org/). Semana esta, onde deve-se realizar algumas actvidades celebrando as contribuições feitas pelas Ciências Espaciais para o melhoramento das condições de Vida da Humanidade. No presente ano (2008), o Tema Central é: Esplorando o Universo
A Semana Mundial de Espaço, tem sido celebrado por vários Paises e o objectivo central é a divulgação das Ciências Espacias. O nosso País, ja esta incluído dentro das actividades e espera-se que a partir do próximo ano algo seja feito. Durante esta semana, são organizadas actividades que ajudam ao público no geral a ter noções básicas sobre o Espaço, assim como, são organizadas actividades que inspiram aos estudantes a ganharem o gosto pelas Sciências. É importante que se saiba que ja forão realizadas actividades relacionadas com captação de Satélites em Moçambique
Uma véz que as Ciências Espacias tem uma grande Ligação com a Astronomia, a Comissão Organizadora do AIA2009 em Moçambique, assim como, a União Internacional de Astronomia (UIA) vem por este meio, aproveitar a Semana Mundial de Espaço para lançar o programa das Comemorações do Ano Internacional de Astronomia2009 (http://www.astronomy2009.org/).
Desta forma, informa-se que as Nações Unidas proclamou no dia 20 de Dezembro de 2007 que 2009 será considerado ano Internacional de Astronomia tendo como tema central, Descobre o teu Universo!. Sendo assim, AIA2009 será uma celebração global (vide a Figura 2) da Astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só na Astronomia, mas na ciência em geral, com particular incidência nos jovens.


O AIA2009, assinala o gigantesco passo que constituiu a primeira utilização do telescópio para observações Astronómicas por Galileu (400 anos atrás), e retrata a Astronomia como uma iniciativa científica pacífica que une os Astrónomos numa família internacional e multicultural, trabalhando em conjunto para descobrir as respostas para algumas das questões mais fundamentais para a Humanidade.

O AIA2009 é, antes de mais nada, uma actividade para os cidadãos do Planeta Terra. Pretende transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura científica. A maior parte das actividades do AIA2009 terá lugar a vários níveis: local, regional e nacional. Alguns países formaram já comités nacionais para preparar actividades para 2009. Estes comités constituem colaborações entre Astrónomos amadores e profissionais, centros de ciência e comunicadores de ciência.

A nível geral, a União Astronómica Internacional (UAI) terá um papel de destaque enquanto catalizadora e coordenadora. A UAI irá organizar um pequeno número de eventos globais ou internacionais como as Cerimónias de Abertura e Encerramento, mas as principais actividades terão lugar a nível nacional e serão coordenadas pelos Nodos Nacionais em estreita colaboração com a UAI.

Sem comentários: