quarta-feira, 8 de outubro de 2008

WORLD PRESS PHOTO 08

A edição deste ano da World Press Photo é inaugurada nesta sexta-feira (3), em Maputo. A Fortaleza de Maputo acolhe a mostra de fotografia, que termina no dia 24.
A exposição World Press Photo é única e resulta de um concurso anual de fotografia jornalística a nível mundial. A edição 2008 da WPP, em Moçambique, conta com o apoio da embaixada da Holanda e do Banco Terra.Todos os anos, um júri internacional e independente, constituído por 13 membros, avalia fotos organizadas em 10 categorias diferentes, apresentadas por fotojornalistas, agências, jornais e revistas de todo o mundo. A competição deste ano atraiu 5.019 fotógrafos de 125 países. No total, foram propostas para selecção 80.536 imagens.
A exposição anual é exibida em cerca de 100 cidades, em todo o mundo. A exposição de 2008 junta 185 fotografias. É um espectáculo público anual para fotojornalismo contendo a fotografia vencedora do ano, juntamente com imagens vencedoras de cada uma das dez categorias.
A World Press Photo é uma organização independente e sem fins lucrativos. A sua sede está em Amesterdão, capital holandesa, onde a World Press Photo foi fundada em 1955. O seu principal objectivo é dar apoio e promover internacionalmente o trabalho de jornalistas fotográficos profissionais. Ao longo dos anos, a World Press Photo tem evoluído para uma plataforma independente para fotojornalismo e troca de informação gratuita.

Sem comentários: