sexta-feira, 5 de junho de 2009

Encerramento das XIII Jornadas de Formação

Chegaram ao fim as XIII Jornadas de Formação para professores e técnicos do Sistema Educativo Moçambicano, que decorreram nos dias 16, 23 e 30 de Maio, abrangendo variadas áreas da educação, desde Matemática, Informática, Educação Visual e Musical, Psicologia, entre outras. Estas jornadas foram programadas em função da avaliação feita pelos formandos nas XII Jornadas de Formação, realizadas em Fevereiro de 2009. Dos inquéritos aos formandos conclui-se que a avaliação global foi boa. No geral, os formandos acharam que as suas expectativas se tinham concretizado, que se sentiam mais valorizados profissionalmente e solicitaram o aprofundamento dos conteúdos.
As XIII Jornadas de Formação pretenderam dar resposta a esse desejo. Foi com enorme satisfação que a EPM abriu as portas aos professores do sistema de ensino moçambicano, tentando mais uma vez cooperar com as instituições do país de acolhimento, com a certeza que a intervenção directa junto do meio, como é o caso da formação dos professores moçambicanos em diversas vertentes, aumenta o seu saber e possibilita uma troca de experiências enriquecedora para ambas as partes. No seu discurso na cerimónia de encerramento, a Dra. Piedade Pereira, coordenadora do Centro de Formação, louvou a presença de todos os participantes e expressou a vontade de estreitar a ligação da EPM com as escolas moçambicanas:

"(...)achamos que existe a necessidade de uma maior interligação entre as escolas e o Centro de Formação da EPM-CELP, de forma a que as reais necessidades de formação sejam satisfeitas e que a avaliação dos formandos chegue a nós de forma a sabermos se a formação que está a ser dada tem ou não impacto no trabalho dos professores. Pensamos pois em desenvolver um processo de comunicação entre o Centro de Formação da EPM-CELP e as escolas de forma a poder avaliar o impacto dessa formação no desempenho didáctico dos professores na sala de aula. "A EPM zelou pelo profissionalismo que caracteriza estas jornadas e esclareceu que também é exigido aos formandos a mesma postura de empenho e dedicação, pois só assim a formação terá repercussões benéficas nas escolas moçambicanas:


"Outro aspecto que gostaríamos de referir é o vosso envolvimento na formação.Envolvimento implica assiduidade, pontualidade e responsabilidade. Será por estas razões que só vamos atribuir certificados aos formandos que assistiram a dois sábados completos e mais um meio-dia. Sendo os certificados agora creditados pelo Ministério da Educação de Moçambique exige-se uma maior seriedade na sua atribuição.(...) a valorização profissional e a dignificação da carreira docente só é possível se, com um certo espírito de missão, conseguirmos levar a nossa tarefa com responsabilidade, com profissionalismo e com vontade de aprender sempre e de melhorar sempre e mais o nosso desempenho para bem dos nossos alunos."

Sem comentários: