sexta-feira, 12 de junho de 2009

FESTA DO DIA 13 DE JUNHO: COMUNICAÇÃO DO CONSULADO DE PORTUGAL SOBRE A COMEMORAÇÃO DO DIA DE PORTUGAL PELA COMUNIDADE PORTUGUESA

É com gosto que comunico à comunidade portuguesa residente que a nossa Festa - para comemorar o Dia de Portugal e das Comunidades portuguesas - a ter lugar no 13 de Junho na Escola Portuguesa, só se enriqueceu desde a altura em que a ideia surgiu e começou a ser posta em prática. A traduzir que quando se mete mãos à obra, a obra floresce.
Esperamos um dia cheio de actividades, contactos e confiança no nosso país e no seu futuro, que seja, ao mesmo tempo, um reflexo do bom entrosamento da comunidade portuguesa em Moçambique, este belo país anfitrião.
Como referi em mensagem anterior, teremos representadas, e abertas à interacção com todos, âncoras da presença portuguesa neste país, quer sejam instituições como empresas, como pessoas. Teremos um palco a funcionar sem intervalos até 20 horas. Para os mais pequenos também teremos um concurso de pintura de azulejos, computadores Magalhães e possivelmente um espaço de jogos tradicionais, além dos matraquilhos (com mesas mais pequenas).
Poderemos ver 4 exposições - às anteriormente mencionadas acresce uma outra sobre a recuperação da Fortaleza da Ilha de Moçambique, está a ser feita aliás por uma empresa portuguesa. em cooperação como Sr. Arquitecto Forjaz. E a de pintura e escultura, designada Intersecções, terá entre outros quadros do Mestre Malangatana, e dos pintores Chichorro, Sitoe e Dito entre outros. E uma grande feira do Livro em português
Prevemos um Espaço com desportos Radicais, assessorado pelos militares portugueses. E aproveitando coincidências, poderemos ter o privilégio de assistir a uma passagem de modelos, onde desfilarão criações de estilistas portugueses de renome, incluindo de roupa para criança, a par com criações de uma estilista moçambicana.
Há um repto lançado que todos ganharíamos em que fosse aceite - que é o de a comunidade fazer sobremesas portuguesas que seriam servidas nesse dia. Pode levá-las consigo para a Escola portuguesa quando decidir ir à Festa, depositando-as na cantina (de preferência antes das 12 horas). E também poderá, mas isso não é obrigatório, candidatar-se ao concurso de sobremesas - quem sabe se depois não se edita um livro sobre as sobremesas feitas pela comunidade no 10 de Junho de 2009? Incentivo todos a participarem nesta obra colectiva. E, se assim o quizerem, mesmo que a sobremesa não vá a concurso, identificarem quem a produziu. Envio assim em anexo, para relembrar, o regulamento do Concurso. Para além do Dr. Carlos Pinto, pertencem também ao júri o responsável pelo restaurante Zambi e o Chefe Graça (de Moçambique).
Haverá balões verdes e vermelhos para as crianças encantarem o ambiente. Também camisolas do dia (pretas) embelezadas com o logo do 10 de Junho deste ano que é particularmente bonito. E quem sabe outras surpresas.
Chamo a atenção para que a entrada no recinto - que é aberta a todos os portugueses - carece, por motivos de segurança, da exibição de um documento de identificação. E são possíveis convidados de outras nacionalidades desde que, antes da festa, sejam requisitados junto do Consulado os respectivos convites, a serem obrigatoriamente exibidos à entrada.
Não teria sido possível organizar esta Festa sem o entusiasmado que suscitou entre as empresas portuguesas e o respectivo patrocínio. Mas também junto de empresas moçambicanas - a lista dos patrocinadores está em 45, número que continua a crescer.
A Festa dura todo o dia (está previsto abrir os portões às 11,30 horas- hora que no entanto ainda carece de confirmação - enviarei mensagem com a decisão final a este respeito). E as actividades que decorrem no palco também - segue em anexo um programa tentativo do tempos de actuação no palco, para sua orientação, programa que no entanto está ainda naturalmenjte sujeito a alterações pelo que o melhor será lá estar o tempo todo ....para não perder nada.
Haverá naturalmente comida portuguesa regional, incluindo sardinhas e pratos regionais, incluindo da Ilha da Madeira.
Agora só precisa de vir, com a família e os amigos, para que possamos transformar este dia num dia de que nos orgulhemos.
Para a montagem, e no próprio dia, aceitamos colaboração voluntária dos portugueses que estejam disponíveis para o efeito - se puder ou estiver interessado nesta colaboração agradecia que enviasse um email para

ana.pires@maputo.dgaccp.pt

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Com as minhas saudações
Graça Gonçalves Pereira
Cônsul Geral

Sem comentários: