domingo, 14 de fevereiro de 2010

Imagens inéditas do leopardo nebuloso de Sundaland no seu habitat natural foram divulgadas

Foram divulgadas pela primeira vez imagens de um leopardo nebuloso de Sundaland no seu habitat natural. Este tipo de leopardo, qualificado há três anos como uma nova espécie de felino de grande porte, é um dos menos conhecidos e foi filmado por um grupo de cientistas que trabalha na Reserva Florestal de Dermakot, na Malásia.

Os pormenores desta “descoberta” foram publicados na última edição da publicação Cat News, pertencente ao Grupo Especializado em Felinos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

As imagens foram capturadas no âmbito de um projecto liderado por Andreas Wilting e que avalia o impacto das mudanças na floresta de Bornéu nos animais carnívoros que vivem no local. Neste sentido, os investigadores colocaram uma rede de câmaras na floresta que fotografam automaticamente os animais que passam e realizam também investigações regulares durante a noite.

Numa dessas investigações encontraram um leopardo nebuloso de Sundaland numa estrada, o que os surpreendeu, visto que nos primeiros onze meses deste projecto não tinham encontrado nenhum animal desta nova espécie durante as suas incursões nocturnas.

“Todos os membros da nossa equipa ficaram muito surpreendidos quando este leopardo nebuloso foi encontrado", referiu Andreas Wilting, acrescentando que “foi até surpreendente que o animal não tivesse ficado com medo da luz ou do ruído do veículo”, na medida em que o felino ficou por mais de cinco minutos a andar em volta do carro, algo que não acontece com a maioria dos animais, que ficam com medo e fogem depois de encontrados.

Leopardos nebulosos de Sundaland já tinham sido filmados em cativeiro, contudo nunca tinham sido divulgadas imagens deste animal no seu habitat natural

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O meu amigo claudio disse na nossa aula de filosofia e disse assim:
-Podemos ser humuristas mas nao podemos passar dos limites.
Nos gostamos tanto da frase dele que ate demos palamas...

Anónimo disse...

palmas queria dizer eu..

Anónimo disse...

Mas que animal tao bonito que eu ja vi na minha vida....é tao bonita a pele desse animal,mas cuidado ele pode-nos matar,temos que ter sempre cuidado....quando vao ao kruguer park nao andam sozinhos porque vos pode acontecer alguma coisa.