sexta-feira, 23 de março de 2007

14 de Março, 22 de Julho, 10 de Novembro ou 21 de Dezembro?

No passado dia 14 de Março, data do 128º aniversário do nascimento de Albert Einstein, celebrou-se o Dia do PI , cujo epicentro das comemorações, foram mais uma vez, no Exploratorium de San Francisco, na Califórnia.
Por cá, em terras banhadas pelo Índico, os professores de Matemática e os seus alunos também comemoraram entusiasticamente esta efeméride, não fosse o PI um dos números mais fascinantes que se conhece.

Em virtude do enorme dinamismo vivido diariamente na EPM-CELP, este ano, as comemorações confinaram-se apenas aos alunos dos 4º, 6º, 7º e 10º anos de escolaridade, com a realização de uma exposição com desenhos e poemas (mnemónicas) cuja métrica respeita os dígitos do PI feitos pelos alunos, o já tradicional cordão humano, uma palestra para alunos do 6º e 7º anos, sessões de fotografia com as turmas do 1º ciclo, e a actividade com os alunos do 4º ano – “Descobre o PI ”, onde foram convidados a medir vários objectos cilíndricos e a tentar descobrir a relação entre o perímetro e o diâmetro da base.




Finalmente, e num dia em que as tartes “ Pie" assim como as PIzzas, fazem parte da ementa oficial, pudemo-nos deliciar com os fantásticos PI-bolos feitos pelos nossos alunos do 6ºA (manhã) e pelos alunos do 10ºB (tarde), que causaram uma autêntica avalanche de alunos de outras turmas no Pátio das Buganvíleas.



Para o ano seguramente temos mais! Quem disse que a Matemática é aborrecida?


No dia 03 de Maio, quinta-feira farão precisamente 3,14 anos, que foi contratado pela EPM-CELP, o seu funcionário mais transcendente, que alguma vez passou por cá. Assim e no sentido de outros poderem usufruir da mesma oportunidade, este será o seu último dia de trabalho na “Casa Amarela”.
No dia 05 de Maio após um périplo pela cidade de Maputo, em que o PI visitará os locais mais emblemáticos da cidade, realizar-se-á na ilha da Xefina um PI - quenique, com a presença de tão ilustre figura e amigos, onde depois ficará a viver, para toda a eternidade.
Bendito sejas tu, magnífico número PI !

1 comentário:

Jaime Carvalho e Silva disse...

Olá
Muitos parabéns pela divertida, variada e saborosa comemoração, certamente os alunos ficaram com uma ideia diferente da Matemática.

Agora, para o ano só é preciso fazer ainda melhor!

Abraços para todos,
Jaime