sábado, 10 de março de 2007

Calculadoras gráficas e sensores

Nos passados dias 22 e 23 de Fevereiro esteve na Escola Portuguesa de Moçambique, o Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e uma das maiores referências no panorama actual do ensino e investigação da Matemática, a orientar uma ação de formação para os docentes de Matemática, Ciências da Natureza e Físico-Química.

Pese embora a escassez de tempo, a formação foi extremamente profícua e interessante, onde foi possível alguns docentes aprofundarem os seus conhecimentos relativamente ao tema, bem como outros perderem o medo face a este tipo de tecnologia, existente há relativamente algum tempo na escola, mais ainda pouco utilizado.




Depois de uma primeira parte dedicada exclusivamente às calculadoras gráficas onde foi demonstrado as suas inúmeras potencialidades, enfatizando a sua utilização no estudo das funções, a segunda parte foi dedicada à utilização dos sensores, com a realização de diversas actividades as quais podem, isto é devem ser reproduzidas na sala de aula com os alunos.



As actividades realizadas, relacionaram-se com a utilização do CBR - Calculated Based Ranger e do CBL - Calculated Based Laboratory, e foram as seguintes:


  1. Imitar o gráfico

  2. A bola saltitante

  3. Medição de luz

  4. Medição de temperatura

Durante a realização das actividades todos os intervenientes mostraram vontade em participar, o que incutiu um elevado dinamismo à sessão.






Apesar do pouco tempo creio que foi muito bem empregue, esperando agora que a semente deixada pelo Professor Jaime germine. Para que este crescimento seja mais facilitado, foi criada no Moodle da EPM, uma disciplina sobre calculadoras gráficas e sensores, onde será colocado diverso material. Assim os docentes da EPM o aproveitem!










Sem comentários: