quarta-feira, 25 de julho de 2007

Plano Tecnológico da Educação

Ponto 1: O Plano Tecnológico da Educação, que foi apresentado no CCB, prevê que cada sala de aula tenha um computador, uma impressora e um projector.
EPM -CELP - Falta apenas a impressora.
Ponto 2: A partir do próximo ano lectivo, começará também a ser instalado um quadro interactivo por cada três salas de aula e generalizados o cartão electrónico do aluno e os sistemas de alarme e videovigilância. O cartão electrónico — já utilizado em algumas escolas — permite controlar o acesso dos estudantes ao estabelecimento de ensino e registar a assiduidade, servindo também de porta-moedas electrónico.
EPM - CELP - Medidas implementadas. Algumas, já há bastante tempo.
Ponto 3: Outro dos objectivos, mas para 2010, é ter dois alunos por cada computador com ligação à Internet de banda larga.
EPM -CELP - Não teremos ainda um rácio de dois computadores por aluno, mas para lá caminhamos.
Conclusão: A Escola Portuguesa de Moçambique está no pelotão da frente no que concerne ao equipamento tecnológico. No próximo ano lectivo é exigível tirar o máximo de rentabilidade deste equipamento. Os grupos disciplinares devem informatizar as suas áreas disciplinares, via moodle, devem ter um plano de criação de conteúdos digitais aplicáveis às necessidades dos nossos alunos, a utilização da Internet como meio de pesquisa de informação. Isso implicará novas formas de planificação das actividades lectivas. Devemos sensibilizar os alunos para a utilização dos recursos disponíveis na Internet como forma de aumentar a sua autonomia e capacidade de procurar soluções.
Meus senhores e minhas senhoras, não existem desculpas para a inércia. Ao longo do transacto ano lectivo houve várias acções de formação para dotar os docentes desta instituição das capacidades necessárias para se adaptarem às práticas educativas do século XXI. Portanto, aproveitem o tempo de férias para fazerem o trabalho de casa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi com orgulho que durante a audição de um serviço noticioso dei por mim a pensar que a EPM-CELP já está no caminho faz algum tempo... Antecipação?! Visão?!
Penso que por aqui já todos perceberam a mensagem...Não basta dizer mãos à obra, pois neste caso o melhor será mexer na mente que continua a ser o grande "Computador" que cada um de nós tem disponível!!!!

Anónimo disse...

Eu cá já comecei a fazer o meu trabalho de casa e quando o ano lectivo começar apresentá-lo-ei a quem de direito...os alunos!!!

Anónimo disse...

os comerciantes destes equipamentos agradecem que se compre mais e mais !! As TIC são uma ... religião...?

Alexandre Areias disse...

As tic não são uma religião! São a realidade!

Jaime Carvalho e Silva disse...

Bom texto este do Alexandre Areias no blogue da EPM. Mãos à obra!