sexta-feira, 7 de setembro de 2007

7 de Setembro


O dia 7 de Setembro é feriado nacional em Moçambique. A data, para lá da interrupção lectiva que implica, evoca os célebres Acordos de Lusaka, assinados, em 1974, na capital da Zâmbia, entre as autoridades portuguesas e os representantes da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), constituindo o primeiro e efectivo passo para a independência desta ex-colónia portuguesa.
Por estes acordos, Portugal reconhecia internacionalmente o direito à independência do povo moçambicano. Paralelamente, aí se negociaram os termos de uma transferência de poderes que, logo ali se aprazou, deveria ficar concluída até ao dia 25 de Junho de 1975 – data da efectiva independência da República Popular de Moçambique.
Deste modo, os acordos de Lusaka são, pelo lado português, um passo decisivo no seu processo de descolonização, o qual, não obstante o seu carácter tardio e precipitado, se afirmava, então, como uma prioridade face aos comprometimentos que o novo regime democrático assumiu no rescaldo da revolução de 25 de Abril de 1974.
Pelo lado moçambicano, Lusaka, representa o culminar de uma luta armada pela libertação do país, encetada pela FRELIMO e seu líder Eduardo Mondlane. Esta luta iniciara-se dez anos antes, em 24 de Setembro de 1964, com o ataque ao posto administrativo de Chai, na actual província de Cabo Delgado. Posteriormente, a partir da Tanzânia, e com o apoio da comunidade internacional, desenvolveu-se com uma série de operações militares de difusão territorial que colocou em grandes dificuldades as autoridades militares portuguesas estacionadas em Moçambique.
Para a História, e mau grado os conturbados tempos que se seguiram nos dois países envolvidos, 7 de Setembro de 1974 significa o concretizar da aspiração legítima de um povo em se transformar numa verdadeira Nação, soberana e independente. Só por isso, merece ser lembrada, representando um marco na história recente de Moçambique e Portugal.


Para os interessados, deixo aqui a hiperligação para o texto dos Acordos que mudaram o rumo da História.


Sem comentários: