segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Uma manhã especial - visita à N.R.P.”ÁLVARES CABRAL”


No dia 12 de Setembro de 2007, a turma do nono A foi convidada para visitar o, Navio da República Portuguesa Álvares Cabral que é o segundo da classe “Vasco da Gama”, e que tem cerca de duzentos tripulantes.


Além da nossa turma, também estavam presentes a Dra. Albina dos Santos Silva, a coordenadora de ciclo Dra. Mércia Calú , o professor Jeremias Correia e o professor Jorge Moura que acompanhava a nossa turma (9A).Saímos da escola em direcção ao porto de Maputo onde se encontrava o navio.
O comandante recebeu-nos com muita simpatia. Este, com a ajuda de três dos seus marinheiros explicou-nos cada função de cada departamento, apresentando-nos a enfermaria, o refeitório , o centro de comunicações, o centro de navegação( o olho do navio) ,as armas de combate , o helicóptero, os barcos de salvação, o bar e a sala de estar.


A visita de estudo começou quando os marinheiros se apresentaram e explicaram-nos algumas das regras de segurança a ter a bordo do navio, (como subir e descer as escadas).De seguida, vimos o helicóptero que usam para patrulha, combate ao tráfico de droga e salvamento, o qual também transporta torpedos extremamente letais. Quem nos explicou tudo sobre o helicóptero foi o técnico de manutenção . Enquanto este explicava a alguns alunos sobre o helicóptero ,outros alunos esclareciam duvidas sobre como agir em caso de guerra (onde felizmente nunca participaram). Este helicóptero já tem 14 anos e nunca teve acidentes.


A seguir continuámos a nossa expedição pela parte de fora do navio, onde ficámos a conhecer cada função das armas que lá se encontravam.


Após um caminho muito demonstrativo, entrámos no centro de navegação onde nos explicaram como funciona o comando do navio automático,pois existe também um manual, no caso do automático não funcionar, ou ter caído nas mãos do inimigo.

Quando saímos do centro de comando, fomos em direcção à sala de estar onde os marinheiros têm os seus momentos de lazer (ver televisão , jogar playstation, navegar na Internet e ver alguns filmes).
Depois fomos até ao centro de operações do navio (o cérebro), onde se desenvolvem todas as estratégias de combate.
A seguir passámos pelo centro de comunicações onde nos foi explicado como se processam as comunicações para dentro e para fora do navio.

Quando saímos do centro de comunicações, visitámos a enfermaria onde se fazem pequenas cirurgias caso seja necessário.
Ao sairmos, fomos até ao refeitório onde os marinheiros tem as suas refeições que são à base de mariscos e carne. De seguida, fomos visitar o “bar” onde os marinheiros aproveitam a “mini-disco“ para se divertirem.

E infelizmente, como o tempo é curto, regressámos à escola.
Mesmo assim, ainda tivemos tempo para agradecer à tripulação toda a paciência que tiveram connosco, ao mostrarem-nos um pouco do seu dia-a-dia.
Para recordarmos para sempre este dia, tirámos uma foto de família!


Texto escrito por: Cristiana Dias, Mahomed Zameer e Vânia Ferreira.
Fotos tiradas por: Cristiana Dias.

Sem comentários: