terça-feira, 11 de setembro de 2007

JORNADA DE ENCONTROS ENTRE O CONSELHO DIRECTIVO- ALUNOS NA ABERTURA DO NOVO ANO LECTIVO

Dando seguimento ao que já é uma tradição na EPM-CELP, tiveram lugar, nos dias 6 e 7 de Setembro, várias reuniões entre a Direcção da Escola, cuja representação foi encabeçada pela própria presidente, Dr.ª Albina dos Santos Silva, e as várias turmas que compõem o corpo discente. Funcionando como um verdadeiro fórum da escola, nelas foram abordadas várias questões que interessam a todos neste início de ano lectivo.
A abrir, a Direcção saudou todos os alunos desejando-lhe um auspicioso ano escolar. Especial saudação foi feita aos novos alunos, que depois de individualmente apresentados, foram, indistintamente, ovacionados pelos seus colegas, num claro sinal do espírito aberto, inclusivo e cosmopolita, que é imagem de marca da nossa família educativa. No seu seguimento, a Presidente congratulou-se pelo contínuo aumento do corpo discente, que interpretou como um claro sinal de eficácia e vitalidade da nossa escola.
A seguir, num discurso coloquial e familiar, foram feitas algumas recomendações aos alunos, sendo de sublinhar, entre outras, a necessidade de estes definirem bem, desde início, as suas expectativas para o ano lectivo, actuando em consonância, através da definição de uma metodologia de trabalho capaz de levar à superação dos seus desafios e dificuldades pessoais. Assim, fez-se apelo a uma cultura de trabalho e esforço individuais como condição necessária ao sucesso colectivo. Numa clara alusão ao seu sentido de responsabilidade, foi também feito um sublinhado relativamente à assiduidade e pontualidade dos alunos, bem como à obrigatoriedade de estes serem ciosos portadores dos elementos que os vinculam à instituição: fardamento, caderneta do aluno e cartão electrónico – elementos que os identificam no interior e exterior da escola e que reforçam o seu sentido de pertença à EPM-CELP.
Num sentido ainda pedagógico, foi também feita referência à lealdade e respeito que todos os alunos devem aos seus colegas, tal como se alertou para os perigos que os jovens de hoje em dia correm num mundo contemporâneo marcado pela Internet e pelos apelos constantes a uma vida fútil e hedonista.
A finalizar a Direcção, pela voz da sua máxima representante, Dr.ª Albina dos Santos Silva, referiu o orgulho que ostenta pelos alunos idos e actuais da escola, os quais continuamente dão mostras de sucesso, dignificando a instituição que, numa fase embrionária da sua pessoa, os acolheu e educou. Neste contexto, foram mencionados os alunos que no ano transacto se destacaram pelo mérito académico e desportivo, a saber: Mário N’zualo, que ganhou o prémio de mérito de melhor aluno do ano; Margarida Melo de Brito, agraciada com o prémio Baltasar Rebelo de Sousa, e Lério Cunha, atleta que na modalidade Tang Soo Do se deslocou no passado mês de Agosto a Munique, tendo participado numa competição internacional que se saldou com a obtenção de várias medalhas, honrando, desta forma, o patrocínio que a escola lhe deu em mais uma deslocação ao estrangeiro. Aproveitando o ensejo, a presidente do Conselho Directivo exortou todos os alunos a assumirem como seu o lema que guia os praticantes desta arte marcial, expresso na divisa – «Desejo, Dedicação e Disciplina».
Posteriormente tomaram a palavra os alunos que apresentaram algumas dúvidas e questões de pormenor relacionadas com o funcionamento da escola e que, nalguns casos, configuram alguns desajustamentos que são normais num ano lectivo que só agora começou. A todos a direcção prestou os esclarecimentos necessários, ficando patente a ideia de que a escola está pronta para mais um ano lectivo pleno de êxito.

Sem comentários: