sábado, 10 de novembro de 2007

"Dia Do Não Fumador" - 17 DE NOVEMBRO


Tabagismo é o hábito de fumar, o acto voluntário de inalar o fumo da queima do cigarro. Este hábito é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo ocidental.
A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores.
Pesquisas realizadas pela OMS comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
“Oferecer ou aceitar um cigarro é uma gesto frequente, uma atenção, um meio de comunicação entre pessoas.
No entanto, estudos recentes permitem concluir que cada cigarro fumado custa ao fumador 5,5 minutos de esperança de vida e 5 ou 6 anos para quem fumar 20 cigarros por dia.”
(Motta e Sequeira, 1999)

Para assinalar o "Dia Do Não Fumador"- 17 de Novembro, a Área Disciplinar de Ciências Naturais e o Gabinete de Saúde Escolar promovem no âmbito da Educação para a Saúde, na quinta-feira – 15 de Novembro, um conjunto de actividades desenvolvidas, pelos alunos do 9º Ano de Escolaridade, de forma a criar hábitos de prevenção contra o tabagismo. Esta prevenção inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco, e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito interesante sempre pensei que quem fumava mais eram os homens , mas vejo agora que estava enganado

Blog muito bom :D