quinta-feira, 22 de maio de 2008

Transições muito bruscas - Investigadores defendem fusão entre o 1º e 2ºciclo do ensino básico

Os investigadores que participaram no estudo do Conselho Nacional de Educação defendem uma alteração da organização do sistema educativo, com a fusão entre o 1.º e o 2.º ciclo do ensino básico, ou seja, a criação de um ciclo único de seis anos, em que o modelo que existe para os primeiros quatro anos da escola se estenderia por mais dois, com alterações menos "bruscas".Neste modelo, o professor que começa a trabalhar com uma turma no 1.º ano da escola acompanharia os seus alunos até ao 6.º. Progressivamente, seria co-adjuvado por outros colegas em áreas mais específicas.
Este reorganização permitira ainda aproximar o trabalho dos docentes do 1.º e do 2.º ciclo. O que acontece no actual sistema é que, para "os primeiros o que interessa é que os alunos aprendam, enquanto para os segundos o que interessa é que a sua disciplina seja aprendida". "Para os primeiros o foco são os alunos, enquanto para os segundos o foco é a disciplina escolar."
Artigo retirado do Público

1 comentário:

Anónimo disse...

Perante a actual situação dos professores do ensino publico português, já nada nos admira.Nós somos docentes em escolas de massas e não de elites.É pena que os grandes ESTUDIOSOS em assuntos pedagógicos sejam pessoas, pois professores não são de certeza, nunca deram aulas,nem conhecem minimamente a verdadeira realidade das escolas do nosso País,chamar-lhes utópicos é pouco,é ser-se benevolente.Actualmente já somos,"substitutos,acompanhantes" e agora também,querem que sejamos coadjuvantes, qual será a próxima função que nos vão querer arranjar , esperemos que não...NÓS PROFESSORES somos na escola publica Portuguesa, isso sim ,PAIS,AMIGOS,PSICÓLOGOS,ASSISTENTES SOCAIS, CONFIDENTE e para alem de tudo isto e em paralelo o MESTRE que ensina, para alem dos conteúdos referentes a cada área disciplinar, formamos HOMENS de amanhã,transmitimos-lhes valores SOCIAIS E HUMANOS.Agora temos de GRITAR bem alto a esses SENHORES E GOVERNANTES deixem a linha economicista de lado,devem sim pensar nas nossas crianças e jovens, e não façam deles uns atrasados mentais,muito menos uns traumatizados,respeitem-nos e não façam das nossas crianças e jovens ,um álibi para mais uma vez atingirem os PROFESSORES DO ENSINO PUBLICO PORTUGUÊS.Lembro o velho ditado Chinês"SER PEDRA É FÁCIL,DIFÍCIL É SER VIDRAÇA",mas felizmente nem sempre a vidraça parte e como gosto muito de provérbios, há um velho proverbio Persa que diz "A PACIÊNCIA É UMA ARVORE DE RAIZ AMARGA, MAS DÁ FRUTOS MUITO DOCES",e nós Professores somos muito pacientes e acreditamos.E eu acredito em nós e no bom senso.