quinta-feira, 1 de maio de 2008

Visita de Estudo à RECICLA

No passado dia 18 de Abril, as alunas Mónica Francisco e Raquel Soares do 12ºano e a turma do 8ºB realizaram, em conjunto, uma visita de estudo ao centro de reciclagem RECICLA.


Essa visita foi organizada pelas alunas do 12º ano, no âmbito da disciplina de Área Projecto, para os alunos do 8º ano turma B. A escolha desde centro para a realização da visita deveu-se essencialmente à relação directa entre a natureza do projecto do centro e o projecto desenvolvido pelas alunas, “Reciclagem do Plástico”, que por sua vez se insere no programa da disciplina de Ciências Naturais, “Desenvolvimento Sustentável”. A visita foi coordenada pelas professoras Ana Besteiro, professora e directora de turma do 8ºB, e Ana Catarina Carvalho, professora de Área Projecto do 12ºA, e contou com o total apoio da RECICLA e do seu gestor, o Sr. Tomás.


A RECICLA – Centro de Valorização do Lixo Plástico de Maputo – situa-se a cerca de 15 minutos do centro da cidade de Maputo, no bairro de Hulene B, junto à lixeira municipal. Este centro surgiu devido à ausência de uma entidade específica no país para a recolha e reciclagem do lixo plástico e partiu de uma iniciativa conjunta entre o Município de Maputo, a Caritas Moçambicana e Italiana, a L.V.I.A. (Associação Internacional de Voluntários Leigos), a GTZ, a AGRESU, a Regione Veneto e a República Federal da Alemanha (através do Ministério para a Cooperação Económica). Os principais objectivos deste projecto, sem fins lucrativos, são a resolução do problema ambiental existente no país, principalmente na cidade de Maputo e a reinserção social dos catadores provenientes da lixeira, através da oferta de trabalho remunerado. Num futuro próximo o centro pretende ainda criar de pontos de recolha por toda a cidade e implementar medidas de educação ambiental para a população.

Sem comentários: