terça-feira, 13 de maio de 2008

XI Jornadas de Formação

Dando sequência à tradição instituída desde Março de 2003, nos dias 3 de Maio e 10 de Maio, o Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa, organizou as XI Jornadas de Formação para docentes e técnicos do sistema educativo moçambicano, onde foram contempladas áreas científicas e técnicas com o necessário enquadramento pedagógico, ao sistema de ensino moçambicano: Português e Matemática nos diversos ciclos de ensino, Gestão e Contabilidade, Educação Física e Desporto Escolar, Informática, Educação Pré-Escolar, Educação Visual, Psicologia e Literatura.Foi com muito prazer e grande entusiasmo que o Centro de Formação e de Difusão da Língua Portuguesa, preparou a realização destas jornadas, que contaram com a presença de quinhentos agentes deste sistema, que trabalharam durante estes dois dias, sempre numa perspectiva de partilha de saberes, de técnicas, de experiências, de reflexões e até de dúvidas – porque é essa a génese do processo de formação contínua, procurando superar eventuais constrangimentos do quotidiano, e gerindo a construção intelectual de uma forma estimulante..A Escola Portuguesa de Moçambique tem investido dentro das suas possibilidades tanto em termos dos recursos financeiros, com em termos dos seus recursos humanos, na formação de professores e de técnicos do sistema educativo de Moçambique, porque acredita que os progressos sócio-económico e tecnológico só serão possíveis, se forem alicerçados na solidez da Educação, onde os professores desempenham um papel fundamental, dado que são eles os verdadeiros agentes da mudança..Aliás, este investimento surge no âmago da Cooperação Portuguesa, na área da Educação, dentro do espírito de estar a prestar um serviço público, ao país onde a EPM-CELP está implantada de acolhimento. De facto, ao longo das XI jornadas que a EPM-CELP já organizou, num total de duas mil horas de formação efectiva, já foram formados mais de dois mil e quinhentos professores e técnicos do sistema de ensino moçambicano. É a clareza destes números, que garantem à EPM-CELP estar no trilho certo, deste périplo científico e pedagógico, que persistirá em realizar, enquanto sentir que há uma demanda a satisfazer.

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