sexta-feira, 5 de setembro de 2008

V Simposium Internacional da Língua Portuguesa


Como é do conhecimento de todos, a chamada “aldeia global” em que se transformou o mundo por via das comunicações, da economia, da cultura, das migrações, criou uma situação de multiculturalidade e de coabitação com a alteridade.
Pessoas dos mais diversos países, com hábitos distintos, diferentes formas de pensar e estar no mundo, passaram a viver conjuntamente, embora em posições relativas diferentes. Nestes contextos as atitudes face à diferença variam de uma tolerância extrema (relativismo cultural) a uma crispação em torno das diferenças que traz à luz o retorno e a reinvenção das tradições ou a uma perda de identidade própria (assimilação).
As situações que daqui advêm podem ir de um diálogo amistoso ao confronto.
Face a isto como se posicionam os sistemas educativos? Como é que as práticas educativas têm em conta o contexto multicultural? Que experiências existem no campo da educação intercultural e multicultural e que diferenças existem entre estes dois conceitos? Que resultados se podem esperar em termos de cidadania dos vários tipos de modelo educativo, tendo em conta das diferenças culturais do mosaico que compõe as escolas de hoje? Reproduzirá a escola os estigmas sociais e económicos ou será um campo para esbater as diferenças de oportunidade dos diferentes cidadãos?
Qual o papel da(s) Arte(s), da(s) Literatura(s), da História numa perspectiva pedagógica de formação para a cidadania?
Qual a responsabilidade que cabe aos meios de comunicação social na difusão de mensagens de tolerância e de coabitação com a diferença?

Assim sendo e visto que a EPM-CELP é uma escola claramente multicultural, com alunos oriundos de 25 países, com diferentes credos religiosos e formas distintas de cultura, sugerimos que o tema do V Simposium, a realizar entre os dias 29 de Setembro e 1 de Outubro seja:“ Educação Intercultural: Reflexões e Práticas”

2 comentários:

Maria Ester disse...

Muito interessante a proposta. Aguardo posteriormente os comentários sobre o encontro, com certeza serão primorosos. Socializem conosco as discussões que se darão. Abraços, Ester.

Alexandre Areias disse...

Desde já está convidada! Basta aceder à ficha de inscrição que se encontra na nossa página da escola.
Até breve!