sexta-feira, 23 de março de 2007

O que seria da Vida sem Problemas?

Não há soluções sem problemas, mas há problemas sem solução
(Poeta Anónimo (1977-?))


Este texto é dedicado a todos os que gostam de Matemática.
Caso não goste de Matemática, faça o obséquio de não ler mais daqui para a frente ou a sua vida correrá sérios riscos de ser transformada.


Diariamente desde a hora que acordamos até à hora de dormir, somos automaticamente confrontados com uma série de problemas e de questões existenciais, que urge resolver, recorrendo única e exclusivamente à Matemática.
A título de exemplo e não querendo ser exaustivo, eis uma pequena ideia, de algumas das questões que nos assolam diariamente:
  • Quantas horas dormi? (Cálculo)
  • O que irei vestir? (Análise Combinatória)
  • Quanto tempo vou demorar a chegar à escola? (Funções)
  • Qual será o caminho mais curto? (Teoria de Grafos, Optimização de Redes)
  • Será que hoje vai chover? (Teoria do Caos)
  • Será que hoje vou encontrar a minha alma gémea? (Teoria das Probabilidades)
  • Qual é o máximo de produtos que posso comprar no bar da escola, com o dinheiro que tenho? (Programação Linear)
  • Quanto mede o mastro da escola? (Trigonometria)
  • Quantos litros de água gasto diariamente a tomar banho? (Funções – modelação matemática)
  • Tenho que ir ao alfaiate para me fazer um fato. (Geometrias euclidiana, esférica e hiperbólica)
  • Estou farto de bróculos! (Geometria Fractal)
  • O livro das Aventuras da ANABIRIBANA e do Cálculo Mental está com um desconto de 20%! (Cáculo)
  • Será que sai mais em conta a embalagem piramidal de gel de banho com 750 ml e que custa 170 meticais ou a tetraédrica com 75 cl e que custa apenas 170 meticais? (Cáculo)
  • Tenho 150 euros e tenho que comprar meticais. Um euro vale 35 meticais. Quanto vou receber? (Cáculo)
Estudos recentes feitos em Inglaterra demonstraram que grande parte dos ingleses tem imensas dificuldades, quando precisam de trocar libras por euros, e que a falta de cultura matemática e capacidade na resolução de problemas, custa às empresas britânicas qualquer coisa como oitocentos milhões de libras por ano!
Assim e no sentido de evitar que as próximas gerações sejam afectados por esta epidemia, pela primeira vez na EPM-CELP, em Moçambique e em África, realizou--se no dia 22 de Março uma das maiores competições matemáticas do Mundo, que no ano transacto contou com mais de três milhões de participantes, dedicada à resolução de problemas – o Canguru sem Fronteiras, ou como ficou conhecido na EPM, o Canguru Matemático.






O nome desta competição, é consequência do país de origem e do seu símbolo nacional – a Austrália. Outras possibilidades a meu ver, poderiam ser o Ornitorrinco sem Fronteiras (demasiado estranho porque são poucos os que sabem o que é um oritorrinco), ou o Dingo sem Fronteiras (mais um para esquecer), a Preguiça sem Fronteiras (este era o fim da competição antes de começar), o Koala sem Fronteiras (não serve, é primo da preguiça), pelo que associar o porte atlético do canguru à resolução de problemas e a “cérebros em forma”, foi de facto uma ideia genial.

Voltando à EPM, de referir que participaram cerca de 260 alunos de livre e espontânea vontade (parece mentira não é?), dos 5º ao 11º anos os quais deram uma prova de maturidade fantástica, visto na mesma sala estarem alunos de anos diferentes e faixas etárias diferentes, demonstrando uma vez mais porquê a EPM é uma escola ímpar, onde qualquer docente se orgulha de trabalhar.




No final da competição, que ia terminando abruptamente com o estrondo sentido na escola, devido à explosão de um paiol das Forças Armadas nos arredores de Maputo e que lamentavelmente registou perdas humanas, as opiniões dos alunos eram díspares: muito difícil para uns, fácil para outros, mas todos foram unânimes em dizer, que o importante foi participar, e que para o ano querem mais.

Quem disse que a Matemática não é divertida?

1 comentário:

Anónimo disse...

Jamais li texto tão direto e maravilhoso sobre a importância da matemática. É simples e completo... Inspirou mais ainda minha paixão por números. Sempre amei matemática, mas quando me perguntam a importância dela, fico meio perdida, é tãaaaaao ampla que mal sei por onde começar, e muitas vezes não consigo expressar - me como queria diante dessa questão... Depois de ler seu artigo consigo tirar vários argumentos que são abrangentes de forma simplificada... Muito bom. Obrigada e PARABÉNS.