terça-feira, 11 de maio de 2010

Benfica Campeão - 2009/ 2010 Festejos em Maputo


"Pessoal

No blogue há lugar para uma expressão bastante mais livre e descondicionada. O problema é que o Alexandre ainda não foi convertido ao vermelho porque no blogue dá para, por exemplo, dissertar sobre o fenómeno à dimensão planetária que foram as comemorações do Benfica campeão. Acho mesmo que o Benfica é uma nação universal, supra-nacional, que tem mais aderentes do que a população residente em Portugal.

Alexandre, puxa aí pela tua veia sociológica de escritor e bota discurso. Era sinal de grande desportivismo, como o demonstraste ontem na Cristal.


António"

O António fez o repto, eu aceitei-o. Não, não me vou converter ao vermelho, mas podem dissertar sobre os festejos do Benfica à escala planetária! Aproveito e este "post" para deixar uma mensagem de apoio ao Desportivo de Chaves, o clube da minha terra, que vai disputar a Taça de Portugal no Domingo frente ao F.C.Porto. Força Chaves! E já agora espero que para o próximo ano seja eu a desfrutar do espírito de campeão pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Relato do que se passou no Domingo " Agência Lusa"

Eu estava a dormir, tive que recorrer à agência Lusa.


A capital moçambicana viveu hoje à noite com euforia a vitória do Benfica na Liga portuguesa de futebol, com as ruas da baixa entupidas e muito adeptos a dançar e a cantar, especialmente na Av. 25 de Setembro.

Centenas de carros e bandeiras do Benfica, buzinas, "very lights", cachecóis, camisolas e os gritos em coro de "campeões, campeões, nós somos campeões", tornaram encarnada a baixa de Maputo depois da vitória da equipa da Luz, frente ao Rio Ave.

Na baixa, apesar de muitos portugueses, eram os adeptos moçambicanos quem mais festejava, além de uma grande quantidade também de elementos da comunidade indiana.

No "Eagle Bar", numa das ruas paralelas da 25 de Setembro, o jogo foi visto essencialmente por moçambicanos negros e indianos mas eram os primeiros os mais eufóricos.

"Eu estou aqui perdido em Moçambique, mas o meu país é o Benfica". Frases como esta ditas ao longo da partida, substituídas por uma ritmada "o Sporting já morreu, o Porto está de luto, o Benfica é campeão", quando se aproximava a o final da partida.

Pelo meio, muitas palmas, muitos gritos de golo sempre que a equipa do Benfica se aproximava da baliza do Rio Ave, muita cerveja e abraços.

Muito mais emotivos do que os portugueses, os moçambicanos fizeram a festa desde o início do jogo e, mesmo quando o Rio Ave, marcou não desarmaram. Perante os comentários de uma adepta do FC Porto, de que o Benfica ainda ia perder, logo alguém ripostou: "o Benfica não perde nem que os chineses tenham todos os olhos... abertos".

Quase no final do jogo, outro adepto do FC Porto teimou em meter-se na frente do ecrã onde passava o jogo, ficando por ali apesar de um amigo lhe gritar de longe: "sai daí... vão-te bater". Ninguém lhe bateu porque por essa altura também já poucos estavam sentados.

A festa do título fez-se depois nas ruas de Maputo, em especial na 25 de Setembro, rapidamente cheia de trânsito apesar de o domingo ser, por norma, um dia de pouco movimento em Maputo.

Na semana passada, no mesmo "Eagle Bar", um adepto benfiquista que assistia ao Porto-Benfica, dizia: "se o Benfica ganhar vou dormir bem, amanhã vou acordar bem, mata-bichar bem, e vou trabalhar bem mesmo. Porque ser do Benfica é estar bem". Pessoalmente não concordo!

1 comentário:

Mafalda disse...

Estamos juntos!! :)