segunda-feira, 3 de maio de 2010

Descoberto buraco negro de tamanho médio

Buraco negro
Créditos da imagem: Nasa/CXC

Afinal há buracos negros de tamanho médio no universo. A confirmação era há muito procurada pelos cientistas que vão começar a estudar a teoria de que os buracos negros supermaciços têm origem nos de tamanho médio.

Até esta descoberta, as únicas provas eram as da existência de buracos negros mais pequenos, com cerca de dez vezes a massa do Sol, ou de verdadeiros gigantes, que vão de centenas de milhares a mil milhões de vezes a massa do Sol. Estes últimos situam-se no centro das galáxias. Durante várias décadas, os cientistas procuraram os de tamanho médio. Foram encontrados alguns possíveis, mas sempre houve outras explicações, fazendo cair a teoria de buracos negros médios (qualquer coisa como 500 vezes a massa do Sol).

"É a primeira vez que temos provas sólidas de que foram encontrados dois buracos negros de tamanho médio numa galáxia. A sua localização, perto do centro da galáxia, poderá fornecer pistas sobre a origem dos maiores buracos negros do Universo", afirmou Hua Feng, da Universidade chinesa de Tsinghua, citado pela Science Daily.

Os dois buracos negros encontrados estão perto do centro da galáxia M82, localizada a 12 milhões de anos luz da Terra, e as provas foram recolhidas pelo observatório Chandra X-Ray, da NASA, e pelo XMM Newton, da Agência Espacial Europeia.
Fonte: Jornal Expresso.

Sem comentários: