quarta-feira, 5 de maio de 2010

Um Planetário em Casa



O Stellarium é um programa gratuito, que se pode descarregar pela internet, e que facilmente se instala no computador. Depois, bom, depois é explorar todas as potencialidades deste fantástico programa. É um verdadeiro planetário, em casa ou em qualquer lugar.

Potencialidades:
  • Funcionalidade: permite fazer ampliações (zoom) e usufruir de um telescópio. Observam-se todos os planetas do sistema solar, nebulosas, galáxias, estrelas, tudo o que o firmamento nos proporciona e que não é possível de observar a olho nú. Permite identificar constelações e localizá-las no céu. Permite também confrontar o céu real, em tempo real, com o céu mostrado no ecrã do computador. Permite ainda ver o céu em qualquer data, passada ou futura.
  • Versatilidade: permite a utilização em qualquer lugar. Depois de instalado não precisa de estar ligado à internet. Assim, num computador portátil, pode fazer observações nocturnas em qualquer lugar.
  • Acessibilidade: fácil e intuitivo no uso.

Em suma, uma óptima ferramenta para fomentar o gosto pela astronomia e para conhecer o céu que nos rodeia.

Experimente. Faça aqui o "download" do programa.

Nota: depois de instalado o programa, introduza o local onde se encontra (a cidade mais perto onde está), ou as coordenadas GPS. Divirta-se!

1 comentário:

Geraldes.Helder disse...

Semelhante a este planetário, temos o skychart, que podemos encontrar em:
http://www.ap-i.net/skychart/
Pessoalmente, estou mais familiarizado com este... para além de ser em Português, temos actualizações da posição de cometas e asteróides, para além da possibilidade de fazermos também actualizações da posição de satélites artificiais.

Também pode ser encomendado o CD do programa, grátis, segundo eles informam. Este planetário também tem a possibilidade de ser ligado a um telescópio.

Céus limpos,

Helder Geraldes

http://www.facebook.com/geraldes.helder
http://pt.netlog.com/heldergeraldes
http://pt.netlog.com/Helder_Geraldes
http://geraldeshelder.multiply.com/css-custom