quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dia da Cultura Ciêntifica


No sentido de assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de Novembro, o Departamento de Ciências Exactas e Experimentais desenvolveu um conjunto de actividades, de forma a sensibilizar os nossos alunos para o rigor e espírito científico.

Assim, na parte da manhã desta 5ª feira, as turmas dos 3/4 anos foram convidadas a visitar o laboratório de Biologia Geologia, onde alunos do 12º ano exploraram modelos pedagógicos do corpo humano, material de laboratório e realizaram ainda duas actividades laboratoriais para despertar interesse e fascínio pela ciência.
Este tipo de actividades com tutoria de alunos mais velhos para alunos mais novos são sempre mais eficazes, reflectindo-se numa maior sintonia e entendimento entre os alunos envolvidos. Ao contrário do que possam pensar, os alunos do pré-escolar observaram as experiências com muita atenção e colocaram questões muito pertinentes! Houve um excelente feed-back dos alunos do pré-escolar que debateram esta visita em sala de aula, culminando com desenhos muito especiais e criativos

Na parte da tarde, os alunos do ensino secundário, do 11º e 12º anos, assistiram a uma palestra no auditório Carlos paredes, cuja oradora, Professora Doutora Fernanda Bessa do Instituto Superior de Agronomia da UT Lisboa nos divulgou os resultados da sua tese de doutoramento sobre " Importância da identificação de madeiras na necessidade de garantir a sustentabilidade das florestas tropicais: criação de uma e-xiloteca com fins científicos e económicos".
O tema vai de encontro não só à comemoração do dia nacional da cultura científica como integra também as comemorações do Ano Internacional das Florestas, lançado pelas NU para o ano de 2011. Este trabalho sobre as madeiras é de toda a pertinência para os alunos do secundário pois as técnicas de identificação e classificação passam pela análise matemática das características das madeiras e pela classificação dos feixes condutores das plantas, conteúdos abordados nas diferentes disciplinas do ensino secundário.

Os alunos constataram assim a estreita relação existente entre as disciplinas, vendo a sua utilização prática num caso de estudo e constatando também a interdisciplinaridade, não sendo as ciências exactas e experimentais dissociáveis umas das outras.

A Professora Doutora Fernanda Bessa terminou a sua intervenção divulgando o projecto de Ciência Viva Português, constituído para aproximar a sociedade da ciência. Os alunos ficaram a conhecer o papel da Ciência Viva, os Centros de Ciência Viva existentes em muitas cidades de Portugal e o seu dinamismo próprio, podendo e devendo os nossos alunos visitá-los sempre que tiverem oportunidade. Contrapondo o modelo estático dos museus comuns, os Centros de Ciência Viva (www.cienciaviva.pt) despertam o gosto pela ciência apelando à intervenção do visitante, podendo este mexer, testar e verificar os aparelhos e as hipóteses da pesquisa.

Para além deste projecto, a Ciência Viva desenvolve ainda enumeras actividades, dos quais se destacam:

- os cursos de verão, onde os alunos do ensino secundário podem usufruir de um estágio científico em laboratórios de instituições de todo o país;

- actividades de verão, mais conhecidos pelas temáticas científicas de Biologia no Verão, Geologia no Verão, Engenharia no Verão, Astronomia no Verão, Faróis e Castelos, passíveis de inscrições na internet para todas as idades, que se baseiam e vistas de campo orientadas pelos cientistas portugueses

- campos de férias, ETC

- Projectos e concursos quer lançados a nível nacionais quer a nível internacional.

Relativamente aos concursos lançados às escolas, a Professora Doutora Fernanda Bessa desafiou a EPM e os seus professores a participarem, promovendo o intercâmbio cultural entre escolas dentro e fora do território português. Embora a EPM já participe em projecto da Ciência Viva, da "Rocha Amiga" e da "Missão X", ficou o desafio de se fortalecerem as relações e aumentar as participações noutros concursos.
Um agradecimento especial para a oradora Professora Doutora Fernanda Bessa que nos dedicou do seu tempo, dedicação e carinho, pois a sua presença foi um estímulo enorme para toda a comunidade educativa!
Bem haja!

E tu aluno, informa-te na página da Ciência Viva e envolve a tua turma!

Sem comentários: