quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Seguranet


A Equipa PTE iniciou um projecto na Escola Portuguesa de Moçambique, de cariz nacional Português, conhecido como Seguranet.

Assumindo que a geração actual utiliza prioritariamente e principalmente as ferramentas TIC como forma de trabalho, pesquisa e lazer, este projecto pretende essencialmente reconduzir os alunos e professores para uma utilização segura deste recurso.

Tendo conhecimento da utilização incorrecta e indevida que os nossos alunos fazem da internet disponibilizada pela escola, tem havido inúmeras acções que visam travar esse desvio. O projecto Seguranet pretende ensinar a aceder a sítios de internet de forma segura, a fazer downloads de jogos de forma segura, etc... uma vez que o acesso dos alunos é incontornável e incontrolável, quer pela via da escola quer pela sociedade informatizada em geral que constituímos.

Esta sessão de 45 minutos para cada turma, despertou os utilizadores da internet para os problemas de segurança da navegação, quer do ponto de vista do hardware, que pode instalar inadvertidamente vírus ou perder dados, quer do ponto de vista do utilizador, que pode ver os seus direitos violados através da espionagem informática.

Os alunos compreenderam a mensagem e aderiram em força visitando o sítio da internet oficial www.seguranet.pt onde todo o projecto está disponível para aplicação das escolas. Nesta página existem explicações pormenorizadas de como realizar actividades na internet de forma segura, quer para os professores e para os alunos, que devem ser visitados por toda a comunidade escolar.

Numa segunda fase, a Equipa PTE disponibilizou aos Directores de Turma 6 desafios da segurante para amadurecer as ideias dos alunos. Consistia por isso, em colocar a turma perante 6 situações de perigo na navegação informática, fazendo-os reflectir antecipadamente para tomarem decisões correctas em situações criticas no futuro.

Prevê-se a continuidade deste projecto na EPM, estando já previstas sessões para o segundo período que irão abordar a questão da utilização da informação existente na internet de forma segura, uma vez que os nossos alunos utilizam a internet para os seus trabalhos científicos não filtrando as páginas credíveis nem fazendo referência às fontes para fazer prova das suas afirmações, o que leva a situações de desinformação e de plágio.

Estes pequenos aspectos a trabalhar melhora substancialmente a qualidade da utilização da internet nesta sociedade em que estamos inseridos, que caminha galopantemente para a globalização informática, com aspectos positivos que devem ser realçados e aspectos negativos que devem ser minorizados.

A equipa PTE convida todos os interessados a partilhar essa vontade de aprender mais e melhor!
Bem haja!

5 comentários:

Matemático10 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matemático10 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
عبده العمراوى disse...



شركة تراب لمكافحة الحشرات بالرياض

Augusto Joao Mafausse disse...

Gente cansei de procurar livro da 12 classe plural editor e nao estou a encntrar tentei seguir este link https://techgutto.blogspot.com/ e nao encontrei nada so tinha um outro link que me levou a este site ... se alguem tem tou a pedir alguem me mandar o link para baixar o livro ... 12 classe plural editor

Matemático10 disse...

AGORA É UM SITE : WWW.MATEMATICO10.COM