quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O 12ºA1 lançou na EPM uma campanha a favor do Banco de Sangue do Hospital de Maputo, que culminou com a recolha de sangue na nossa escola, na semana de 5,6,7 e 8 de Dezembro. Este Bioprojecto integrado no programa de actividades do Gabinete Médico escolar visou essencialmente envolver toda a comunidade escolar nestas acções cívicas, abrangendo alunos, funcionários, docentes e encarregados de educação. Durante um mês os alunos sensibilizaram e informaram a comunidade escolar sobre os benefícios de ser doador, através de uma campanha de cartazes, construídos em parceria com a turma de artes do 12ºA2. Esforçaram-se por divulgar em vários meios de informação, como são exemplo as cadernetas dos alunos, o facebook, não deixando de entregar panfletos informativos nas várias festas realizadas na escola.


O Banco de sangue agradece este tipo de incitativas, sendo a demanda de sangue nesta altura do ano desesperadamente grande! Saõ necessário alguns pré-requisitos para ser doador, tais como peso superior a 50Kg e idade superior a 16 anos, pelo que esta campanha estava direccionada essencialmente aos alunos do ensino secundário. Após a recolha de aproximadamente 500ml de sangue que irá salvar uma vida, os dadores eram presenteados com lanche simpático para repor forças.

A essência da campanha foi positiva, contudo o medo e a falta de informação sobre esta acção cívica deixou aquém os valores estatísticos de adesão que os alunos pretendiam. Nem mesmo a informação dos cartazes, panfletos e faixas aplicadas na escola demoveu os mais sépticos. Este facto preocupante reforça a necessidade do projecto de educação para a saúde da EPM, com novos desafios para o futuro. Até lá fica a satisfação de dever cumprido dos alunos que aderiram à campanha, o alerta para a comunidade escolar que deve doar sangue independentemente de ter necessidade imediata e a esperança que nenhum de nós e dos nossos precise de recorrer ao Banco de Sangue do HCM!

O mérito dos alunos do curso de Ciências e Tecnológica, em mobilizar a sociedade para estas causas integra não só a opção profissional mas um modo de vida a adoptar. Estas iniciativas serão repetidas no futuro, cientes da obrigação individual de doar sangue!

Sem comentários: