quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

HIV Sida


A data 1 de Dezembro é assinalada em todo o mundo e a EPM não foi excepção! No Dia Mundial do HIV SIDA o Gabinete Médico Escolar juntamente com os alunos do 12ºA1 desenvolveram actividades de sensibilização e informação da comunidade escolar sobre o HIV SIDA no mundo e em particular, Moçambique.

A abordagem ao tema nas aulas de Biologia do 12º ano levou a que os alunos aprofundassem os conhecimentos da comunidade escolar, criando um Bioprojecto com o tema SIDA, começando pela aplicação de um inquérito na EPM. Os mesmos alunos criaram cartazes informativos em conjunto com os alunos de artes do 12ºA2, cuja interdisciplinaridade motivou e envolveu mais alunos no projecto. Os resultados espelharam que o tema SIDA carece ainda de muita informação para desmistificar estigmas e preconceitos. Os alunos juntamente com o Gabinete médicos escolar prepararam uma palestra no auditório Carlos paredes, no dia 30 de Novembro, para os alunos do 11º ano de escolaridade. Como orador foi convidado o Dr. José Casasnovas, médico que coordena vários projectos de HIV SIDA em Moçambique. Ciente da realidade do meio onde vivemos, o nosso orador focou as variantes desta doença bem como os métodos actuais par travar a propagação desta doença. O Dr. Casasnovas encara assim o HIV SIDA como uma doença crónica, tal como outras, cujo diagnóstico atempado permite que o seropositivo viva com qualidade. Na sua óptica o seropositivo não está condenado à morte rápida e dolorosa mas sim restringido a hábitos de vida saudáveis e controlados pelo médico, tal como o diabetes e hipertensão. Na opinião do Dr. José Casasnovas o problema desta doença não são os sintomas da imunodeficiência adquirida mas sim o estigma social, não se cansando de culpar a ignorância para ainda haver discriminação. Ignorância dos que não se diagnosticam, ignorância dos que não fazem o teste, ignorância dos que têm medo de saber se estão infectados. Apelidando esta doença como "uma doença de ricos" com tratamentos de elevado custo, o nosso orador chamou a atenção para o facto de os comportamentos de risco se agravarem nos jovens adolescentes. Embora os jovens com acesso a informação, educação escolas livros e internet devessem ter comportamentos diferentes, verifica-se que jovens com acesso à informação ou sem acesso à informação têm o mesmo tipo de comportamento! Nesta altura o silêncio sepulcral no auditório revelou o interesse e respeito dos nossos alunos quanto à doença. Outros temas sociais e éticos foram ainda focados pelo Dr. Casasnovas, como são o estigma social em Moçambique para com as mães portadoras do vírus que face aos olhares sociais discriminatórios amamentam os seus filhos transmitindo-lhes o vírus ou dos casos de abandono do tratamento de antroretrovirais que enfraquece o tratamento de linha 1 sendo necessário aumentar as doses de tratamento.
Por fim, o Doutor José explicou em que consistem os dois tipos de testes do HIV SIDA, tendo-se optado pelo teste rápido para se realizar um rastreio na EPM. Neste modo, no gabinete médico escolar, nos dias 30 de Novembro e 2 de Dezembro, alunos, funcionários e docentes fizeram fila para fazer o teste e viver com controle da sua vida. Bem haja aos corajosos e trata de ti controlando o que queres fazer na tua vida: informa-te!

3 comentários:

Unknown disse...



Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também estava duvidaram, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreeeman@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com Deus te abençoe. .

Fale agora odincurahiv@outlook.com

Unknown disse...

Eu estou feliz de compartilhar este testemunho com o mundo, porque há muitas dúvidas sobre a cura do HIV / SIDA, mas agora eu acredito que o milagre que eu recebi é útil para o mundo e vítimas da Aids Hiv que perderam a esperança. Meu nome é Joan Hubbell meu e-mail é joanhubbel@gmail.com o herbalista que me curou do vírus de e-mail é odincurahiv@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo quando ele foi testado positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas usando drogas anti virais retro, apesar de esta coisa em nosso corpo que foram sempre infeliz, até que nós tropeçamos mediante esta poderosa herbalist que retratou a cura. No primeiro, ficamos em dúvida, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa porque não estávamos confortáveis ​​com o uso de antivirais e pedir algumas das ervas enviados em para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo, devido à herbalista ajuda, fomos para testar depois de tomar as ervas para algumas semanas, nós estavam cheios de alegria por causa dos resultados que recebemos do nosso médico de família. A taxa de vírus no organismo dentro de algumas semanas havia caído, fomos completamente curado. A fitoterapeuta explicou que ele não publicou para o mundo, porque ele tinha sido recusado muitas vezes depois de 2011, pela equipe de pesquisa internacional, porque ele usa um meio tradicional para curar pacientes. A coisa mais importante é para você ser curada e livre de o vírus mal, e-mail dele com isso, também odincurahiv@outlook.com

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou whatssapp. +2347081986098.