quarta-feira, 17 de outubro de 2007

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

A Comer é que a Gente se Entende!!!


No dia 16 de Outubro assinala-se, todos os anos, o Dia Mundial da Alimentação. Este dia é comemorado há 27 anos para lembrar o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de Outubro de 1945. Todos os anos a FAO propõe um tema diferente para comemorar este dia. O tema do presente ano é "O Direito à Alimentação". Segundo a FAO, "a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável".

Para celebrar este dia, os alunos do 6° ano aprenderam, nas aulas de Ciências da Natureza, a fazer iogurte natural. Em seguida, construiu-se um Powerpoint com as fotografias que ilustram os procedimentos desta actividade. No dia 16 de Outubro, terça-feira, foram mostrar aos meninos da pré dos 5 anos como se faz o iogurte natural e levaram um pouco do iogurte que confeccionaram para os meninos da pré provarem e eles gostaram muito! Tinham trazido de casa uma colherinha porque já sabiam que no final iriam poder provar um pouco do iogurte caseiro confeccionado pelos colegas do 6° ano.



Para os alunos do 9° ano as actividades foram outras: tomaram um pequeno almoço saudável, que variou desde sandes de queijo, fiambre ou jam até iogurtes naturais e peças de fruta acompanhadas de sumos de frutas ou leite, às 7.00 horas, na esplanada da Escola; construiram de uma Roda dos Alimentos na cantina da Escola; responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e fizeram o tratamento estatístico dos resultados nas aulas de Área de Projecto durante as semanas que precederam esta data. Na terça-feira, dia 16 de Outubro, apresentaram-nos, em Powerpoint, aos colegas do 6° ano, com auto-críticas, sugestões e conclusões.



O Grupo de Ciências

2 comentários:

Alexandre Areias disse...

sim senhor...
Parabéns ao grupo de ciências!
Pela actividade e pelo post...
Muito giro!

Lily disse...

Como nutricionista, saúdo esta interessante iniciativa!