sábado, 13 de outubro de 2007

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Desde os primeiros tempos, na procura da sua comida, a Humanidade foi à descoberta do mundo. A fome foi o motor desta marcha para a frente. Ela ainda é a fonte de todas as suas energias, o motivo dos seus progressos, a origem dos seus conflitos…
À volta do alimento construíram-se civilizações, enfrentaram-se impérios, foram feitas leis, trocaram-se saberes
…”(Maguelone Toussaint-Samat)

No próximo dia 16 de Outubro será celebrado o Dia Mundial da Alimentação. É um momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afectam cerca de 800 milhões de pessoas. A data, que é comemorada há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de Outubro de 1945. O tema proposto pela FAO para este ano é "O Direito à Alimentação". Segundo a FAO, "a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável".
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), a Área Disciplinar de Ciências Naturais e o Gabinete da Saúde Escolar promovem no âmbito da Educação para a Saúde, na terça-feira, um conjunto de actividades, tais como a construção da Nova Roda dos Alimentos ao vivo, a demonstração do fabrico do iogurte, com o objectivo de aumentar o consumo de leite, palestras dadas pelos alunos sobre alimentação equilibrada e distribuição dos alimentos à escala global.
Este conjunto de actividades tem como objectivo incutir nos nossos alunos, a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção e crescimento do organismo, e ainda a importância da conquista de um Mundo livre de fome.

Sem comentários: