segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Projecto de Intercâmbio Moçambique - Brasil

Olá! Moçambique!

Estamos em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Fica quase toda (97,2%) em uma ilha costeira – a Ilha de Santa Catarina – , separada do continente por um canal de 500m de largura , no trecho mais estreito. Não é uma cidade grande, pelos padrões brasileiros: sua população não passa de 250 mil habitantes – chega a 300 mil se considerarmos os outros municípios da região metropolitana.

A principal fonte de renda local é o turismo: 42 praias, na maioria oceânicas, atraem visitantes de toda a região e dos países vizinhos – Uruguai e Argentina. Com o clima subtropical, diferentemente dos estados tropicais do Norte, temos estações bem delimitadas – inverno, primavera, verão, outono. Nada, porém, fora da faixa entre 8 e 35 graus centígrados. Há por aqui também igrejas, fortalezas e moradias conservadas ou restauradas que datam do século XVIII, quando o território era disputado por Portugal e Espanha.

As escolas em que trabalhamos e estudamos fazem parte da rede municipal.

Uma delas, Escola Básica Batista Pereira, fica no Ribeirão da Ilha, o primeiro arruamento que se formou quando o Marquês de Pombal trouxe para cá imigrantes açorianos, no contexto da disputa com os espanhóis. Hoje, é um bairro que confronta o continente, com economia baseada no turismo (restaurantes, principalmente) e no cultivo de ostras e mexilhões.

A outra escola, Professora Dilma Lúcia dos Santos, fica distante uns sete quilômetros, perto da praia oceânica da Armação, muito freqüentada nos meses de férias escolares. O bairro formou-se em torno de instalações montadas para a pesca e desmonte de baleias, atividade que se encerrou na década de 1970. Hoje, a principal ocupação dos moradores é a pesca oceânica: os açorianos não tinham tradição pesqueira, mas um japonês, NoboroOda, lhes ensinou a usar redes cerco. Hoje, os barcos incorporam as últimas novidades tecnológicas.

O mais interessante nesses lugares, particularmente na Armação, é o encontro de povos e culturas, típico do Brasil: os açorianos e outros portugueses; os negros, que aqui se estabeleceram, antes e depois da abolição da escravatura; alemães, empresários da pesca da baleia; japoneses que vieram na primeira metade do Século XX; indígenas, principalmente guaranis; italianos; imigrantes recentes, de países vizinhos de fala espanhola (Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia); sabe-se lá quem mais. Não esperem, no entanto, encontrar guetos: intensamente miscigenados, esses ancestrais aparecem, hoje, principalmente nos traços fisionômicos das crianças e nos sobrenomes, alguns difíceis de ler.

Agora, que nos conhecemos, vamos aprofundar o diálogo.


Nildes Lage

Este projecto de Intercâmbio vai ser desenvolvido através da plataforma moodle. Apela-se a todos que queiram participar, serão bem vindos. Para tal basta increveres-te na disciplina do moodle - Projectos de Intercâmbio - Moçambique - Brasil. Queres conhecer uma nova realidade? Uma nova Cultura? Conhecer novos amigos? Estás à espera de quê? Pede ajuda ao teu professor de história e participa.

Sem comentários: