quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Acção de formação - Educação na Mudança

De 08 a 16 de Outubro, decorrerá na EPM-CELP organizada pelo CFDLP, uma acção de formação para o pessoal docente no âmbito da Comunicação Interpessoal, subordinada ao tema Educação na Mudança.
Citando ipsis litteris, as doutas palavras do formador desta acção, Dr. António Cabrita, docente universitário da Universidade Politécnica (Moçambique) e escritor,


Eis-nos banhados em plena confusão de valores, órfãos das «grandes narrativas» (as ideologias) que lhes davam sentido. Para além disso assistimos a um deslocamento dos imaginários-âncora, dos paradigmas que antes arrastavam gerações. Os anos sessenta e setenta edificaram-se em torno de um imaginário maniqueu de oposições. Sucedeu-se depois uma fase de «desconstrução» e de pós-colonialismo. A partir dos anos 90, suspenso o mundo num multiculturalismo crescentemente difuso, sobressai um «imaginário de aliança» e de negociação e a sociedade oscila entre o consumismo desbragado e um modelo de regulação controlado cada vez mais à distância, nos centros de decisão onde se giza a estratégia da Globalização.

Que lugar subsiste para a identidade, os valores, a cultura, a educação?
Pode a educação firmar que critérios últimos, em matéria de formação?
Que sobra para o privado, agora que o próprio conceito de espaço público, essencial à
teoria democrática, se converteu em mero campo publicitário e mediático?

Que novas mitologias preenchem a “era do vazio”, num palco social onde a «imagem» e a «comunicação por rede» partilham um poder hegemónico?
E que novos sinais de identidade emergem - com “novos ritos de passagem” entretecidos
entre os jovens numa sociedade que sobrepõe ao “sentido de risco e

aventura” (inadiáveis para a construção do adulto) a ideia abafadora da
segurança?
Por fim, como ecoa tudo isto em Moçambique, na encruzilhada entre a Tradição e a
Modernidade?

A ideia do Seminário é mostrar que um fio condutor anima afinal este aparente caos e que despontam uma nova necessidade de responsabilidade social e uma nova ética – uma ética para náufragos, talvez, indispensáveis para quem anseia transmitir valores.

Sem comentários: